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Substituições de Bolsistas

Instruções para a substituição de bolsistas:

PROBIC/PROBITI FAPERGS – (envio de documentos impressos/digitalizados)

Prazo: Até o dia 07 para que possa ser realizado dentro do mês de solicitação.

Forma de envio: Excepcionalmente no período de enfrentamento do COVID-19, a FAPERGS receberá a documentação de forma digital. Assim, para a substituição de bolsistas o(a) orientador(a) deverá encaminhar até o dia 09 do mês a documentação em formato pdf para o email cpesqufpel@gmail.com. Após finalizado o período de distanciamento, a documentação deverá ser entregue à PRPPGI de forma impressa.

Documentos necessários:

– 1 via do termo de outorga (disponível em https://wp.ufpel.edu.br/prppg/documentos/);

(Instruções para preenchimento do termo de outorga: O termo deverá ser assinado pelo(a) bolsista, pelo(a) orientador(a), e pelas testemunhas; o documento não deverá conter assinaturas digitalizadas; deixar a data em branco; as assinaturas dos envolvidos deverão sempre estar acompanhadas de pelo menos uma cláusula do Termo, para que o documento seja válido).

– 01 via do formulário de substituição (disponível em https://wp.ufpel.edu.br/prppg/documentos/);

– O(a) novo(a) bolsista deve ter conta no Banrisul e cadastro no SigFapergs (página da FAPERGS). No SigFapergs deverá anexar, até o dia 10 do mês de substituição, cópia de RG, CPF, comprovante de matrícula do semestre em curso e comprovante bancário (conta corrente no Banrisul).

– o(a) bolsista substituído deverá entregar ao orientador o relatório final da bolsa referente ao período de suas atividades, para que seja incorporado ao relatório final da bolsa em agosto.

A substituição de bolsistas da FAPERGS é feita mensalmente, a partir do terceiro mês de bolsa (outubro) até o penúltimo mês antes do término do período de vigência da bolsa (junho).

 

PIBIC/PIBITI CNPq – (via SEI)

Prazo: Até o dia 10 para que possa ser realizado dentro do mês de solicitação, com exceção de dezembro quando a solicitação deve ser encaminhada até o dia 01/12.

Forma de envio: processo enviado ao NIC (Núcleo de Iniciação Científica) através do SEI.

Documentos necessários:

– Abrir um processo do tipo “Iniciação Científica e Tecnológica”, dentro do processo incluir o documento “PRPPGI Cadastro de Bolsista IC e IT”. O documento deve ser assinado pelo(a) orientador(a) via SEI;

O(a) novo(a) bolsista deve ter conta corrente no Banco do Brasil e Currículo Lattes. Os dados bancários (Banco do Brasil) devem ser informados no e-mail que o(a) bolsista recebe do CNPq. Após realizar atualizações no Lattes o(a) bolsista deve atent.

PBIP-AF/PBIP-AE/PBIP-IT/PBEI UFPel – (via SEI)

Prazo: Até o dia 10 para que possa ser realizado dentro do mês de solicitação, com exceção de dezembro quando a solicitação deve ser encaminhada até o dia 01/12.

Forma de envio: processo enviado ao NIC (Núcleo de Iniciação Científica) através do SEI.

Documentos necessários:

– Abrir um processo do tipo “Iniciação Científica e Tecnológica”, dentro do processo incluir o documento “PRPPGI Cadastro de Bolsista IC e IT”. O documento deve ser assinado pelo(a) orientador(a) via SEI;

– para bolsistas PBIP-AF  e PBIP-AE é necessário incluir ao processo um dos seguintes documentos:

– No caso de estudante em vulnerabilidade social, apresentar atestado emitido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), comprovando o vínculo do(a) bolsista com um ou mais programas de auxílio da PRAE ou comprovante de acesso a universidade por cota.

– No caso de estudantes negros(as), apresentar autodeclaração ou informação cadastrada no cobalto.

– Os(as) candidatos(as) indígenas devem apresentar cópia do Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração da FUNAI e declaração de liderança do grupo ao qual pertence.

– No caso de pessoa com deficiência, apresentar laudo médico com Código da Deficiência nos termos da Classificação Internacional de Doenças – CID.

O(a) novo(a) bolsista deve ter conta corrente no banco de sua preferência.