Início do conteúdo
Substituições de Bolsistas

Instruções para a substituição de bolsistas:

FAPERGS – (documentos impressos)

A substituição de bolsistas da FAPERGS é feita mensalmente, a partir do terceiro mês de bolsa (outubro) até o penúltimo mês antes do término do período de vigência da bolsa (junho).

A documentação para a substituição deve ser entregue de forma impressa à PRPPGI até o dia 07, para que a substituição possa ser feita dentro do mesmo mês. Nos meses em que o prazo de entrega se encerra no final de semana solicitamos que a entrega seja feita até as 12h da segunda-feira seguinte.

Os documentos necessários à substituição são:

– 1 via do termo de outorga (disponível em https://wp.ufpel.edu.br/prppg/documentos/);

(Instruções para preenchimento do termo de outorga: O termo deverá ser assinado pelo(a) bolsista, pelo(a) orientador(a), e pelas testemunhas; o documento não deverá conter assinaturas digitalizadas; deixar a data em branco; as assinaturas dos envolvidos deverão sempre estar acompanhadas de pelo menos uma cláusula do Termo, para que o documento seja válido).

– 01 via do formulário de substituição (disponível em https://wp.ufpel.edu.br/prppg/documentos/);

– relatório final da bolsa referente ao período do(a) bolsista substituído(a) (o bolsista que está saindo deve entregar o relatório das atividades desenvolvidas por ele(a) ao orientador(a) para ser anexado ao relatório final, que deve ser entregue em agosto);

O(a) novo(a) bolsista deve se cadastrar no SigFapergs (página da FAPERGS), anexar cópia de RG, CPF, comprovante de matrícula do semestre em curso e comprovante bancário (conta corrente no Banrisul).

SUSPENSAS TEMPORARIAMENTE – CNPq – (via SEI) – 

As Substituições de bolsistas PIBIC e PIBITI do CNPq estão temporariamente suspensas. As indicações de bolsistas na plataforma Carlos Chagas foram suspensas pelo CNPq, assim todas as bolsas que são canceladas estão sendo automaticamente suprimidas. Desta forma a Coordenação de Pesquisa solicita que as substituições sejam evitadas para que não haja perda de cotas.

A substituição de bolsistas do CNPq é feita mensalmente. A documentação para a substituição deve ser encaminhada à PRPPGI via SEI (instruções de envio no final da página) até o dia 10*, para que a substituição possa ser feita dentro do mesmo mês.

*as solicitações de substituições do mês de dezembro devem ser encaminhadas até o dia 30/11.

Os documentos necessários à substituição são:

– ficha de cadastro (disponível no SEI) – a ficha deve ser assinada pelo(a) orientador(a) via SEI;

– memorando justificando a substituição assinado pelo(a) orientador(a) via SEI.

O(a) novo(a) bolsista deve ter Currículo Lattes. Os dados bancários (Banco do Brasil) são informados no e-mail enviado pelo CNPq para o e-mail cadastrado no Lattes.

UFPel (via SEI)

A substituição de bolsistas da UFPel é feita mensalmente. A documentação para a substituição deve ser encaminhada à PRPPGI via SEI (instruções de envio no final da página) até o dia 10*, para que a substituição possa ser feita dentro do mesmo mês.

*as solicitações de substituições do mês de dezembro devem ser encaminhadas até o dia 30/11.

Os documentos necessários à substituição são:

– ficha de cadastro (disponível no SEI) a ficha deve ser assinada pelo(a) orientador(a) via SEI;

– memorando justificando a substituição assinado pelo(a) orientador(a) via SEI;

– para bolsistas PBIP-AF é necessária a apresentação de um dos seguintes documentos:

– No caso de estudante em vulnerabilidade social, apresentar atestado emitido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), comprovando o vínculo do(a) bolsista com um ou mais programas de auxílio da PRAE.

– No caso de estudantes negros(as), apresentar autodeclaração.

– Os(as) candidatos(as) indígenas devem apresentar cópia do Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração da FUNAI e declaração de liderança do grupo ao qual pertence.

– No caso de pessoa com deficiência, apresentar laudo médico com Código da Deficiência nos termos da Classificação Internacional de Doenças – CID.

O(a) novo(a) bolsista deve ter conta corrente no banco de sua preferência.

Solicitação de Substituição de Bolsistas via SEI (bolsas CNPq e UFPel):

1º verificar os prazos e documentação necessários à substituição acima;

2º abrir um processo do tipo “Iniciação Científica: cadastramento de bolsista” no SEI com CPF e senha do cobalto do(a) orientador(a) do bolsista;

3º dentro deste processo, selecionar a opção “incluir documento” do tipo “PRPPGI Ficha de Cadastro…” do respectivo tipo de bolsa, a ficha deve ser assinada pelo(a) orientador(a) via SEI. A VERACIDADE E O CORRETO PREENCHIMENTO DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NA FICHA DE CADASTRO SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO(A) ORIENTADOR(A) DA BOLSA.

4º selecionar “incluir documento” do tipo “Memorando” com o nome e CPF do aluno/bolsista a ser cancelado/substituído, nome e CPF do aluno/bolsista substituto e a justificativa da substituição, o memorando deve ser assinado pelo(a) orientador(a) via SEI;

5º para bolsistas PBIP-AF também deve-se “incluir um documento” do tipo “externo” e anexar um dos comprovantes de vulnerabilidade mencionados na documentação acima;

6º enviar o processo para o NIC (Núcleo de Iniciação Científica) para que a substituição seja efetuada. O processo não deve permanecer aberto na unidade de origem.