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    Notícias
  • Curso de Empreendedorismo para professores

    A Coordenação de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, em conjunto com o Sebrae, estará oferecendo um curso de Formação em Empreendedorismo para professores da Universidade.

    O curso será nos turnos da manhã e da tarde, nos dias 1,2 e 3 de junho. Interessados devem fazer suas inscrições no link http://goo.gl/forms/EVaAWgsA8C até às 23h59min do dia 20 de maio. No dia 21 de maio será realizada a confirmação das inscrições.

    O curso visa qualificar um conjunto de professores na metodologia e pedagogia do Sebrae de ensino do Empreendedorismo. Os professores que participarão do curso serão credenciados pelo Sebrae a multiplicarem a metodologia nos seus cursos de origem.

    O coordenador de Inovação, Mario Canever, salienta a importância desta oportunidade para a UFPel, pois o momento é oportuno para a propagação da cultura da inovação e do empreendedorismo. “Com a criação da incubadora Conectar pela UFPel e da abertura próxima do Pelotas Parque Tecnológico, os habitats para o empreendedorismo e para a inovação começam a se consolidar. É preciso, no entanto, que a cultura da inovação e do empreendedorismo se propague. A realização deste curso objetiva também fortalecer a cultura do empreendedorismo entre nossos docentes”, observou Canever.

    Ele salienta também que os docentes interessados devem re-arranjar os seus compromissos durante o curso, pois  será exigida presença total. Nesta primeira verão, o curso é destinado apenas para professores. Mais informações em   CURSO DE EMPREENDEDORISMO – PROFESSORES – UFPEL   .

    http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/wp-content/uploads/2015/05/CURSO-DE-EMPREENDEDORISMO-PROFESSORES-UFPEL.pdf

  • Preenchimento da ficha de avaliação de Bolsas de Iniciação Científica – Classificação dos livros com Qualis

    Para a classificação dos livros deve ser realizado a conversão da maior pontuação utilizada pelo Qualis-livro da Capes para a nomenclatura que estamos utilizando este ano nas fichas de pontuação dos currículos. Assim, livros classificados no melhor extrato da CAPES (L4), na planilha é considerado Qualis A1 e assim por diante, fazendo a equivalência do Qualis da CAPES com o sistema adotado nas fichas.

    Lembramos que os editais de bolsas IC e IT estarão abertos até o dia 11 de maio.

  • Estão abertas as inscrições de pedidos de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica

    A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas está divulgando, através do Departamento de Pesquisa e Iniciação Científica, os editais 2015/2016 dos programas de bolsas de iniciação científica e tecnológica.

    A PRPPG estimula fortemente uma leitura detalhada neste material para dirimir eventuais dúvidas e evitar erros que acabem por prejudicar a competitividade dos pedidos.

    A distribuição de bolsas novamente será por concorrência dentro das áreas de avaliação das grandes áreas. Esta distribuição procura dar condições de equidade quanto à avaliação do CV Lattes dos pesquisadores para que não haja assimetrias muito grandes quanto a pontuação do CV Lattes.

    Outro quesito importante é a modificação do formulário de envio das propostas. Neste ano existem duas possibilidades de envio: iniciação científica (5 editais – sendo o PBIP-DA destinado aos docentes e técnicos administrativos em doutoramento) e iniciação tecnológica (2 editais). Neste formulário deverão ser anexados no formato PDF, projeto, plano de trabalho, ficha de avaliação e CV Lattes.

    Um pesquisador somente poderá participar em uma área de avaliação, mesmo que faça mais de uma solicitação em editais distintos.

    O plano de atividades apresentado no edital para bolsas PBIP pode ser o mesmo que foi apresentado no PIBIC, PROBIC ou PBIP_AF.

     Para concorrer as bolsas, os projetos deverão estar cadastrados no COBALTO e aprovados no COCEPE até o dia 31 de julho de 2015. Os projetos deverão ter vigência mínima até 31 de Julho de 2016, tempo da vigência das bolsas de iniciação científica e/ou tecnológica.

     Ressaltamos que as inscrições irão até o dia 11 de maio de 2015 e deverão ser realizadas através do endereço http://www2.ufpel.edu.br/prppg/bolsas/.

  • Reunião para apresentação das propostas de subprojetos do CT-INFRA

    A PRPPG/UFPel está convidando a comunidade acadêmica para reunião sobre o edital interno Nº 02-2015/PRPPG de seleção de subprojetos ao edital FINEP/CT-INFRA 02-2014. O edital deste ano está focado na aquisição e manutenção de equipamentos multiusuários de médio e grande porte.
    O objetivo desta reunião é a apresentação e discussão inicial das propostas em construção. Solicita-se que os coordenadores de subprojetos tragam pelo menos cinco vias impressas do formulário de apresentação das propostas para disponibilizar a todos.
    A reunião ocorrerá na próxima quarta-feira, 29 de abril, às 16h30min, no Auditório da Reitoria.

  • Indicações de nomes para compor comitês assessores da FAPERGS

    A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) está recebendo indicações de nomes de pesquisadores(as) do Estado, para a renovação de seus Comitês de assessoramento (CAs) nas diversas áreas do conhecimento (ver notícia em: http://www.fapergs.rs.gov.br/conteudo_puro.php?cod_conteudo=1141&cod_menu=1)

    Neste sentido, informamos que a PRPPG estará recebendo indicações de pesquisadores para enviar a FAPERGS até 27 de abril (segunda-feira). Poderão indicar os Coordenadores de Programas de pós-graduação, os Líderes de grupos de pesquisa e os Pesquisadores de produtividade e de inovação – PQs/DTs.

    A indicação será feita através de formulário próprio, disponível em https://wp.ufpel.edu.br/prppg/documentos/, para o e-mail casfapergsufpel2015@gmail.com. O(a) pesquisador(a) que irá compor os Comitês de Assessoramento deverá ter o seguinte perfil:

    ser portadores do título de Doutor(a);

    ter qualificação científico-tecnológica e reconhecido desempenho em sua área de conhecimento;

    atuar como professores(as) pesquisadores(as) em instituições de ensino ou como pesquisadores(as) em instituições e fundações de pesquisa;

    possuir Curriculum cadastrado na Plataforma Lattes/CNPq.

    Os mais votados com perfil adequado serão indicados à FAPERGS.

    Os pesquisadores poderão indicar nomes em 16 Comitês de Assessoramento, conforme lista abaixo:

    – Arquitetura, Urbanismo e Design

    – Artes e Letras

    – Ciências Agrárias

    – Ciências Biológicas

    – Ciências da Saúde

    – Ciências Humanas e Sociais

    – Economia e Administração

    – Educação e Psicologia

    – Engenharias

     -Física e Astronomia

     -Geociências

    – Interdisciplinar

    – Matemática, Estatística e Computação

    – Química

    – Tecnologia e Inovação

    – Comitê Especial – ACI/APE