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    Notícias
  • Gestão da Propriedade Intelectual na UFPel: Análise Atual e Perspectivas para 2016

    Desde 2005 a Universidade Federal de Pelotas vem realizando inúmeras atividades voltadas à difusão da cultura de proteção do conhecimento desenvolvido na comunidade acadêmica, em especial nos últimos dois anos, onde vivenciamos um aumento de 500% na atividade de geração e proteção de Pedidos de Patente de Invenção e Registros de Programas de Computador.

    Ações como orientação sobre proteção intelectual de invenções, marcas e programas de computadores, negociação de transferência de tecnologia e celebração de convênios público-privados para o desenvolvimento tecnológico junto a empresas, vem sendo uma prática cada vez mais frequente no nosso dia a dia.

    Este evento visa expor à comunidade universitária as atividades que vem sendo realizadas, especialmente aquelas relacionadas ao depósito de pedidos de patentes, e as melhorias que deverão ser adotadas a partir de 2016, principalmente no que diz respeito aos procedimentos e fluxos a serem adotados pela Coordenação de Inovação Tecnológica, bem como projeções futuras, de forma didática e democrática para todas as esferas interessadas.

    Local: Auditório da Reitoria

    Dia 16 de Dezembro de 2015 as 18 horas.

  • Conectar abre seleção para incubação de novas empresas

    conectar_logo

    A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Conectar, recebe, no período de 16 de outubro a 17 de novembro, inscrições para o processo seletivo de novos empreendimentos. Estão disponíveis quatro vagas para incubação interna e duas para incubação externa.

    As propostas poderão ser apresentadas por pessoas físicas ou jurídicas, individualmente ou em sociedade, e deverão ter como objetivo o desenvolvimento de uma nova linha de produtos, processos e/ou serviços inovadores de base tecnológica, seja por uma empresa já existente ou a ser constituída.

    Na modalidade de incubação interna, as empresas utilizam a infraestrutura da incubadora Conectar, sendo oferecidos acompanhamento ao incubado pela equipe da Conectar, consultorias de planos de negócios e gestão, dentre outras, e infraestrutura na forma de co-working, que dispõe de rede elétrica, telefônica, de comunicação de dados/internet, secretaria de apoio, sala de reuniões, computadores, projetor multimídia, manutenção e limpeza dos espaços do co-working. As empresas poderão ter acesso facilitado a laboratórios e tecnologias produzidas pela UFPel.

    No formato de incubação externa, os serviços são os mesmos, com exceção do ambiente oferecido pela incubadora.

    Como contrapartida, durante a etapa de incubação o empresário investe uma taxa mensal de R$ 60,00, corrigida anualmente pelo IGPM. Além disso, pagará 1% sobre a totalidade das receitas brutas obtidas durante o período em que a empresa permanecer incubada. Durante a pós-incubação esse percentual será de 1,5%.

    O processo seletivo consiste na entrega do formulário de inscrição e documentação e, também, apresentação das propostas. Na ocasião, o empreendedor deverá expor a proposta a uma comissão de membros avaliadores. Serão considerados aspectos como conteúdo tecnológico e grau de inovação; impacto na sociedade e no meio ambiente; viabilidade técnica, econômica, financeira e mercadológica do empreendimento; qualificação dos proponentes; compatibilidade da proposta com a infraestrutura e serviços de suporte oferecidos pela Conectar e previsão da autonomia futura da empresa fora da incubadora.

    A taxa de inscrição é de R$ 50,00 por proposta. A entrega da documentação deve ser feita na sede da Conectar (rua Almirante Barroso, 1.734), das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h30min, na sala 10, de segunda a sexta-feira, em envelope identificado e lacrado.

    Veja todos os detalhes no edital, disponível no site da Conectar.

  • III Concurso de Idéias Inovadoras

    Estão abertas as inscrições para o III Concurso de Ideias Inovadoras da Universidade Federal de Pelotas!

    Neste ano o concurso está dividido em duas fases. Na primeira fase, toda a comunidade está convidada a enviar problemas importantes que deseja ver solucionados. Na segunda fase, a comunidade submete potenciais soluções para esses problemas.

    As melhores soluções para os problemas mais relevantes serão premiados e se oportunizará o desenvolvimento da solução dentro da Conectar, incubadora tecnológica da Universidade.

    As inscrições para a primeira fase (identificação de problemas) vão até o dia 20 de outubro. Mais informações no site: http://inovaufpel.info.

    A página do evento no Facebook é:https://www.facebook.com/inovaufpel?fref=ts

  • UFPel envia proposta institucional de R$ 14,9 milhões para o CTInfra

    A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) enviou, na última sexta-feira (16), a proposta institucional para o Edital CTInfra-2014 da FINEP, que prevê a aquisição de equipamentos de grande porte para dar suporte para pesquisa e pós-graduação. Foram cinco subprojetos presentes na proposta institucional, em um valor total de R$ 14.955.840,00.

    Os subprojetos foram construídos com uma metodologia inédita na instituição. Inicialmente, foi constituído o Comitê de Infraestrutura em Pesquisa na UFPel, formado por pesquisadores seniores de diversas áreas de conhecimento da Universidade, sob coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Este Comitê, entre outras responsabilidades, teve a atribuição de coordenar o processo de construção da proposta institucional para o edital FINEP. Para tanto, foi elaborado um edital interno para a submissão de propostas. Esse edital interno estimulou a integração entre diversos PPGs e pesquisadores para a construção de subprojetos com a máxima relevância para a comunidade da UFPel. O Edital foi julgado com a participação de pesquisadores externos à UFPel, ampliando a qualidade e a transparência do processo. Após a definição dos equipamentos recomendados nos subprojetos, o Comitê seguiu auxiliando os coordenadores dos subprojetos na qualificação de suas propostas.

    Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, foi uma conquista importante para a UFPel a constituição do Comitê de Infraestrutura em Pesquisa e a construção do projeto institucional a partir de ferramentas como o edital interno que foi lançado. “Vamos manter a discussão permanente, através do Comitê, na construção de propostas para qualificar a infraestrutura da pesquisa e da pós-graduação na UFPel” afirma. Segundo ele, com o estímulo à integração dos PPGs e pesquisadores gerados pelo edital interno, foi possível construir propostas muito qualificadas e de grande relevância para a instituição. “São 32 PPGs diretamente beneficiados pelo projeto institucional e, em caso de aprovação dos subprojetos, teremos uma qualificação expressiva de nossa infraestrutura laboratorial, capaz de beneficiar todos os PPGs e grupos de pesquisa da instituição, bem como de outras instituições”, complementou.

    Os títulos dos subprojetos encaminhados para a FINEP, com os respectivos valores, estão listados abaixo.

    • Unidade de Microscopia avançado do Campus Capão do Leão (R$ 4.070.347,00)
    • Laboratório Multiusuários de Análise de Materiais (R$ 3.755.868,00)
    • Bioma Pampa: Tecnologias para o Desenvolvimento do Bioma Pampa/RS
    (R$ 2.853.886,00)
    • Laboratório Multiusuários de Saúde Populacional (R$ 2.608.757,00)
    • Estratégias integradas de baixo impacto ambiental na produção de alimentos seguros (R$ 1.666.982,00)

    Mais informações podem ser encontradas nos links abaixo, incluindo a composição do Comitê Institucional de Infraestrutura, o edital interno, o edital FINEP e a lista de equipamentos solicitados por subprojeto.

    Portaria com a Composição do Comitê de Infraestrutura em Pesquisa.

    Edital Nº 002/2015 – PRPPG que normatizou a seleção interna.

    Edital CTInfra 2014 da FINEP.

    Arquivo com lista de equipamentos solicitados por subprojeto: LISTA DE EQUIPAMENTOS POR SUBPROJETO SUBMETIDO

  • Substituição de bolsas de iniciação científica da UFPel PBIP/PBIPAF/PBIPDA

    Comunicamos que não será possível a substituição de bolsas de iniciação científica da UFPel PBIP/PBIPAF/PBIPDA até o final do ano em virtude do encerramento do exercício fiscal de 2015 da Universidade. Logo o prazo final para trocas ainda neste ano será na próxima quarta-feira, dia 21 de outubro.

    Os documentos necessários à substituição são:

    – ficha de cadastro (disponível em https://wp.ufpel.edu.br/prppg/documentos/);

    – cópia Carteira de Identidade e CPF do novo bolsista;

    – atestado de matrícula e histórico do novo bolsista;

    – justificativa da substituição assinada pelo orientador;

    – para bolsistas PBIPAF/PBIPDA – comprovante, do novo bolsista, de que recebe auxílio da PRAE.

    O novo bolsista deverá ter conta corrente no banco de sua preferência.