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    Notícias
  • Prorrogação do período de trabalho remoto da PRPPGI

    Considerando as ponderações do Comitê Interno para Acompanhamento da Evolução da Pandemia por Coronavírus, informamos que as atividades da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação serão realizadas de forma não presencial neste período. O período de  realização das atividades remotas foi prorrogado até o dia 30/04/2020. Todas as demandas encaminhadas para esta Pró-Reitoria serão realizadas com a mesma presteza e celeridade de sempre, as demandas e agendamentos porém, devem ser encaminhados via e-mail para cada setor específico, conforme contatos abaixo:

    Secretaria: secretaria.prppg.ufpel@gmail.com

    Coordenação de Pesquisa: cpesqufpel@gmail.com

    Coordenação de Pós-Graduação: npg@ufpel.edu.br / npgufpel@gmail.com

    Coordenação de Inovação: cit.ufpel@gmail.com / cit@ufpel.edu.br

    Núcleo de Execução Orçamentária: neor.prppgi@ufpel.edu.br

    Setor de Diplomas de Pós-Graduação: sdip.prppgi@gmail.com (a entrega de diplomas será realizada por meio de agendamento feito através deste e-mail).

  • Substituições de Bolsistas de IC e IT da FAPERGS

    Excepcionalmente no período de enfrentamento do COVID-19, a FAPERGS receberá toda a documentação de forma digital. Assim para a substituição de bolsistas o(a) orientador(a) deverá encaminhar, até o dia 09 do mês, uma via do termo de outorga e do formulário de substituição assinada digitalmente ou escaneada para o e-mail cpesqufpel@gmail.com. A documentação deverá ser entregue de forma impressa e com assinaturas originais na PRPPGI após finalizado este período. Pedimos que as instruções de preenchimento do termo de outorga sigam sendo observadas, conforme abaixo:

    • O termo deverá ser assinado pelo(a) bolsista, pelo(a) orientador(a), e pelas testemunhas; deixar a data em branco; as assinaturas dos envolvidos deverão sempre estar acompanhadas de pelo menos uma cláusula do Termo, para que o documento seja válido.

    As demais orientações para substituição de bolsistas seguem inalteradas.

  • Bolsas de Mestrado e Doutorado – cotas PRPPGI: resultado final

    A PRPPGI publica no link abaixo o resultado final da classificação de candidatos a bolsas de Mestrado e Doutorado administradas pela Pró-Reitoria e vem a público prestar alguns esclarecimentos importantes.

    Desde fevereiro, o sistema de dados da CAPES esteve inacessível às universidades tanto para cancelamentos e concessões de bolsas, quanto para consultas, impedindo a finalização do processo de ranqueamento de cursos, o qual é parte fundamental da concessão, conforme previsão editalícia. Tão logo o sistema ficou aberto para consultas (ele seguiu fechado para cancelamentos e concessões), o ranqueamento foi finalizado, ainda que em prazo diferente do desejado pela instituição e pelos interessados. O ranqueamento pode ser observado também no documento abaixo.

    Como é de conhecimento da comunidade, o Edital 1/2020, o qual rege todo o processo, foi lançado em janeiro do corrente ano, apresentando as regras para a concessão, bem como o total de bolsas previstas para distribuição, conforme informações constantes no levantamento da UFPel junto à CAPES (no caso das cotas CAPES/Pró-Reitoria) e na previsão orçamentária da instituição (no que tange às bolsas PIB-MD). Em final de fevereiro, a CAPES anunciou um novo método para redistribuição de bolsas e, nos últimos dias, comunicou às instituições que o sistema seria aberto para cancelamentos e novas concessões no período de 20 a 27 de março (o que ocorreu, de fato, somente hoje, 21) e que recolheria todas as cotas de bolsas CAPES/Pró-Reitoria. Tal decisão afetou diretamente o total de bolsas previstas e concedidas pelo Edital 1/2020.

    Assim, a PRPPGI divulga a lista de todos os classificados e indica, em azul, aqueles que poderão ser imediatamente atendidos por meio das 16 bolsas de Mestrado do Programa PIB-MD, oriundas de recursos do orçamento da UFPel. Cumpre destacar que a PRPPGI está engajada na busca da reversão da medida tomada pela CAPES, seja nacionalmente por meio de entidades representativas como a ANDIFES e FOPROP, seja no âmbito da instituição, estudando possibilidades no orçamento.

    A PRPPGI lamenta profundamente pela decisão tomada pelo órgão de fomento e fica à disposição para quaisquer esclarecimentos.

  • Informações sobre o atendimento da PRPPGI nas próximas semanas

    Considerando as ponderações do Comitê Interno para Acompanhamento da Evolução da Pandemia por Coronavírus, informamos que as atividades da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação serão realizadas de forma não presencial pelo período de 3 semanas a partir do dia 16 de março de 2020. Todas as demandas encaminhadas para esta Pró-Reitoria serão realizadas com a mesma presteza e celeridade de sempre, as demandas e agendamentos porém, devem ser encaminhados via e-mail para cada setor específico, conforme contatos abaixo:

    Secretaria: secretaria.prppg.ufpel@gmail.com

    Coordenação de Pesquisa: cpesqufpel@gmail.com

    Coordenação de Pós-Graduação: npg@ufpel.edu.br / npgufpel@gmail.com

    Coordenação de Inovação: cit.ufpel@gmail.com / cit@ufpel.edu.br

    Núcleo de Execução Orçamentária: neor.prppgi@ufpel.edu.br

    Setor de Diplomas de Pós-Graduação: sdip.prppgi@gmail.com (a entrega de diplomas será realizada por meio de agendamento feito através deste e-mail).

  • Inscrições homologadas após recursos: EDITAL Nº. 1/2020 (BOLSAS DE M/D – COTAS PRPPGI)

    A PRPPGI divulga a lista de candidaturas homologadas após a fase recursal do Edital no 1/2020.

    Cumpre salientar que este não é o resultado final do processo e que a ordem dos candidatos é meramente alfabética. O resultado final, conforme previsto no edital, depende da fase de ranqueamento dos cursos. Tal processo utiliza dados do sistema de gestão da CAPES, o qual encontra-se inacessível desde fevereiro. O órgão havia sinalizado para a abertura nesta sexta-feira, 6 de março, porém na quinta-feira, recebemos comunicado de que a abertura seria adiada. Tão logo o acesso seja reestabelecido, divulgaremos a listagem definitiva dos contemplados. Recomendamos que todos aqueles que tiveram suas inscrições homologadas providenciem o preenchimento do formulário de cadastro de bolsista e o termo de compromisso (links abaixo) e aguardem o resultado final e orientações.

    Lamentamos o transtorno e agradecemos a compreensão. Abaixo, a lista de candidaturas homologadas após a fase recursal.