Início do conteúdo

Programas de Pós-Graduação da UFPel avançam na avaliação quadrienal da CAPES

Resultados da Avaliação Quadrienal (2013-2016) com os resultados do processo de todas as áreas de Avaliação da CAPES foram divulgados na terça-feira, 19/9.

 

Os resultados da avaliação quadrienal da CAPES, publicados na terça-feira (19), demonstram crescimento significativo dos programas de Pós-Graduação da instituição. Dentre os 45 programas avaliados, doze aumentaram suas notas (veja listagem abaixo). Com isso, a nota média dos PPGs da UFPel obteve acréscimo significativo, passando de 3,8 para 4,1.

Em nível de excelência, foi dobrado o número de programas conceito 7 (1 para 2) e mais um programa foi classificado com conceito 6, demonstrando a inserção internacional da pesquisa produzida na UFPel. Merece destaque a manutenção de cursos com conceito muito bom (nota 5) e o acréscimo de dois novos programas nesta faixa, mostrando qualificação e maturidade. Também é essencial destacar os oito PPGs que, em 2013, tinham conceito 3 e que, ao final da avaliação quadrienal, ascenderam a conceito 4, abrindo assim a possibilidade, para aqueles que ainda não tinham, de criação do nível de doutorado. O processo de desenvolvimento dos APCNs desses programas já está sendo feito pelos coordenadores, com o apoio da PRPPGI.

 

Apoio, avanço e consolidação

A PRPPGI entende que os resultados de avaliação da Pós-Graduação decorrem de esforços múltiplos e coordenados – dos órgãos de fomento, dos docentes, discentes e técnicos administrativos dos cursos e da administração central. Nesse sentido, desde janeiro, a PRPPGI tem desenvolvido ações de apoio, como consultoria ad hoc para preenchimento do relatório Sucupira/CAPES, oficina de orientação para solicitação de bolsas de produtividade em pesquisa e orientação para vinculação de docentes aposentados e pesquisadores de agências como professores permanentes nos programas. Para o segundo semestre, estão previstas outras iniciativas, como o edital para professores visitantes, oficina para preenchimento do relatório Sucupira/CAPES, seminário interno sobre avaliação, além do apoio contínuo a ações que impactam no avanço e na consolidação dos cursos. Assim, pretende-se atingir tanto os programas que possuem espaço para avançar e abrir cursos de doutorado, quanto aqueles que, já consolidados, estão em busca do patamar de excelência na avaliação.

 

O processo de crescimento da Pós-Graduação na UFPel perpassa as gestões, caracterizando-se por um acúmulo de esforços de pesquisadores, discentes e servidores técnico administrativos que no seu trabalho diária procuram melhorar as condições de infraestrutura para pesquisa, melhorar a qualificação de nossa produção e impactar no desenvolvimento regional e qualidade de vida das pessoas. A PRPPGI parabeniza toda a comunidade da UFPel envolvida no dia a dia da pós-graduação e envidará todos os esforços para o crescimento dos nossos programas, procurando colocar a universidade em posição de crescente destaque nacional e internacional.

 

Veja os detalhes da avaliação nos gráficos abaixo e no endereço: http://avaliacaoquadrienal.capes.gov.br/home/sai-o-resultado-da-1a-etapa-da-avaliacao-quadrienal-2017

Publicado em 20/09/2017, na categoria Notícias.