Início do conteúdo

UFPel e Embrapa criam Unidade de Pesquisa e Inovação

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Embrapa Clima Temperado estão constituindo uma Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umip), chamada de Unidade Mista de Pesquisa em Tecnologias Poupadoras de Insumos e Portadoras de Futuro. O objetivo é compartilhar competências técnicas, científicas, materiais e de recursos humanos para tornar mais eficiente a geração de conhecimentos e de soluções tecnológicas para a agricultura.

Neste contexto, e visando nivelar informações, construir novas oportunidades de integração e estabelecer estratégias para a consolidação interinstitucional da Umip, será realizado um Workshop de partida envolvendo as equipes da Embrapa Clima Temperado e da UFPel, no dia 8 de julho, a partir das 8h30min, no Salão Nobre da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem), no Campus Capão do Leão da UFPel. 

Conforme o coordenador de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, Mário Canever, o uso eficiente de recursos naturais, a utilização segura de nutrientes, o desenvolvimento de novos insumos agrícolas, o fortalecimento do manejo integrado de pragas e da agroecologia, a química de produtos naturais e de biomassa e a produção e valorização de energias renováveis são áreas prioritárias neste arranjo interinstitucional.

Naturalmente que ao longo do processo de discussão, construção e maturação da iniciativa, observa Canever, serão necessários ajustes quanto ao foco de atuação, ao quantitativo de linhas de pesquisa e à densidade de alocação de esforços e de competências.

O objetivo principal das Umips (existem outros arranjos institucionais deste tipo em construção no país), a exemplo da Unidade GENClima, realizada entre a Embrapa e a Unicamp, é reunir competências e compartilhar infraestrutura de pesquisa entre instituições de ciência e tecnologia, para desenvolver soluções sustentáveis e de alto impacto para a sociedade. Tudo isto sempre direcionado à agricultura, atuando em sinergia com os diferentes atores do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária.

A programação do evento do dia 8 é a seguinte:

8h 30min – Abertura oficial.

8h45min – A experiência da Unidade Mista de Pesquisa GENClima Unicamp e Embrapa. Dr. Paulo Arruda, Unicamp.

10h – Desafios e expectativas da Embrapa Clima Temperado e UFPEL em relação à construção da Unidade Mista de Pesquisa. Representante da UFPel e da Embrapa.

10h 30min – Debate.

11h30min – Encaminhamentos.

12h – Encerramento.

Publicado em 01/07/2014, na categoria Notícias.