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Estrutura

PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO – (PROPLAD)

1. Núcleo de Assessoria Administrativa PROPLAD (NAA-PROPLAD): órgão responsável pela organização, supervisão e controle das atividades administrativas da Pró-Reitoria, incluindo a organização de agendas e reuniões e demais atividades da secretaria.

2. Coordenação de Gestão do Orçamento – (CGO): órgão responsável pelo planejamento, pelo acompanhamento e pela execução orçamentária. Sua estrutura é composta por:

  •  Núcleo de Execução Orçamentária – (NEO): órgão responsável por realizar a execução orçamentária para o exercício corrente.

Coordenação de Gestão Ambiental e Plano Diretor – (CGAPD): órgão responsável pelo planejamento do espaço físico e ambiental da instituição, através do desenvolvimento e acompanhamento do Plano Diretor e da Política Ambiental da UFPel.. Sua estrutura é composta por:

  • Núcleo de Gestão Ambiental – (NGA): órgão gestor da Política Ambiental da UFPel responsável pelas atividades de planejamento, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver a Política Ambiental da instituição.
  • Seção de Alocação e Compartilhamento de Espaços – (SACE): órgão responsável por sistematizar as informações de disponibilidade, compartilhamento e uso dos espaços institucionais.

3. Coordenação de Obras e Projetos para Estrutura Física – (COPF): órgão responsável por coordenar o desenvolvimento de obras e projetos relativos ao espaço físico institucional. Sua estrutura é composta por:

  • Seção de Arquitetura – (SA): órgão responsável pela concepção e organização dos espaços que se tornarão lugares onde se desenvolvem as diversas atividades acadêmicas e afins, existentes na universidade. Tem atribuição de fiscalizar obras e serviços, elaborar laudos, planos e projetos associados à arquitetura em todas as suas etapas, analisar dados e informações, definindo materiais, acabamentos, técnicas, metodologias, avaliar a contratação de serviços, controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados, elaborar normas e documentação técnica.
  • Seção de Engenharia – (SE): órgão responsável pelos estudos e projetos complementares, estrutura de concreto armado e estrutura metálica para construções novas ou consolidação dos prédios existentes na universidade. Tem atribuição de fiscalizar obras e serviços, elaborar laudos, planos e projetos associados à engenharia civil em todas as suas etapas, analisar dados e informações, definindo materiais, acabamentos, técnicas, metodologias, avaliar a contratação de serviços, controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados; elaborar normas e documentação técnica.
  • Seção de Instalações e Segurança – (SIS): órgão responsável pelos estudos e projetos visando a flexibilização e consolidação de recursos que venham a permitir, com segurança, eficiência e economia, a perfeita execução dos serviços necessários à comunidade acadêmica. Tem atribuição de fiscalizar obras e serviços, elaborar laudos, planos e projetos associados à área de instalações elétricas, hidráulicas e segurança do trabalho, em todas as suas etapas, analisar dados e informações, definindo materiais, acabamentos, técnicas, metodologias, avaliar a contratação de serviços, controlar a qualidade dos suprimentos e serviços comprados e executados; elaborar normas e documentação técnica, desenvolvendo estudos e estabelecendo métodos e técnicas para prevenir incêndio. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
  • Seção de Gestão de Obras e Processos – (SGOP): é responsável pelos custos diretos e indiretos dos serviços de engenharia e arquitetura, levantamento dos quantitativos de projetos, elaboração de orçamentos de referência para contratação, definindo o percentual BDI, cronograma físico-financeiro e fluxo de caixa. Além de auxiliar na análise de propostas de pleitos em contratos e no planejamento e controle dos serviços. Tem atribuição de fiscalizar obras e serviços, elaborar laudos, orçamentos e custos em todas as suas etapas, analisar dados e informações, definindo custos dos materiais, acabamentos, técnicas, metodologias, avaliar e controlar a qualidade dos suprimentos/serviços comprados e executados, elaborar normas e documentação técnica. Atuar no planejamento das obras desde a previsão das demandas a serem atendidas no ano civil até a condução da operacionalidade de suas atividades técnicas e administrativas.

 

4. Superintendência de Gestão Administrativa (SGA)

4.1 Seção de Apoio Administrativo SGA (SAA-SGA): órgão responsável pela organização, supervisão e controle das atividades administrativas da Superintendência de Gestão Administrativa, incluindo a organização de agendas, reuniões e demais atividades administrativas.

4.2 Coordenação de Material e Patrimônio – (CMP): órgão responsável por gerir as demandas por materiais e serviços das unidades administrativas e acadêmicas, bem como pelas áreas de licitações e contratos. Sua estrutura é composta por:

Núcleo de Material – (NUMAT): órgão responsável por gerir a aquisição de material e contratação de serviços.

  •  Seção de Empenhos – (SEMP): órgão responsável pela emissão e pelo acompanhamento de empenhos.
  •  Unidade de Almoxarifado Central – (UALMOX): órgão responsável pelo abastecimento de materiais de uso comum às unidades acadêmicas e administrativas.

 

  • Núcleo de Patrimônio – (NUPAT): órgão responsável por certificar o controle do patrimônio da instituição.
  • Unidade de Recolhimento e Desfazimento de Bens – (URDB): órgão responsável pelo recebimento e adequada destinação dos bens fora de uso.
  • Núcleo de Documentação e Arquivo – (NUDOC): órgão responsável por assegurar que os documentos tramitem de maneira eficaz e aportem aos seus destinatários com agilidade.
  • Unidade de Arquivo – (UARQ): órgão responsável pela guarda de documentos oficiais.
  • Seção de Acompanhamento de Obrigações – (SAO): órgão responsável por zelar pelo cumprimento das obrigações assumidas pelas empresas licitantes e/ou contratadas perante a administração.

 

  • Núcleo de Licitações – (NULIC): órgão responsável por realizar os processos licitatórios para aquisição e contratação de obras, bens e serviços.
  •  Seção de Obras e Serviços de Engenharia – (SOSE): órgão responsável pelos processos licitatórios para contratação de obras e serviços de engenharia.
  • Seção de Contratação de Serviços – (SCSER): órgão responsável por efetivar os processos licitatórios para contratação de serviços.

 

  •  Núcleo de Contratos – (NUCON): órgão responsável por controlar e gerir os contratos administrativos da Universidade.
  • Seção de Despesas Contínuas – (SDC): órgão responsável por acompanhar e manter atualizados os contratos referentes a despesas contínuas.

4.3 Coordenação de Finanças e Contabilidade – (CFC): órgão responsável pelo controle, execução e acompanhamento das receitas e despesas da Universidade, obedecendo aos preceitos legais vigentes. Sua estrutura é composta por:

  • Núcleo Financeiro – (NUFINC): órgão responsável pela execução financeira da da UFPel, mantendo controles com a finalidade de dar transparência aos gastos públicos efetuados.
  • Seção de Liquidação da Despesa – (SLD): órgão responsável pela liquidação das despesas da UFPel referentes a serviços, materiais de consumo, permanentes, pessoas físicas, dentre outros, visando garantir a conformidade documental desses processos.
  • Seção de Pagamentos – (SPAG): órgão responsável pelo pagamento das despesas da Universidade, demonstrando a transparência dos gastos e despesas.
  • Seção de Análise e Registro Contábil dos Contratos – (SARCC): órgão responsável por promover o controle e o acompanhamento das despesas de contratos da Universidade, visando garantir a conformidade documental desses processos.
  • Seção de Diárias e Passagens – (SDP): órgão responsável por analisar e acompanhar solicitações de diárias e passagens, possibilitando a locomoção de servidores, colaboradores e outros para desempenho de suas atividades.
  • Contadoria Geral – (CONTGER): órgão responsável por fornecer aos gestores informações atualizadas e exatas para subsidiar a tomada de decisões, como também fornecer informações às instituições governamentais e particulares e aos órgãos de controle interno e externo, bem como atender a responsabilidades referente à habilitação profissional junto ao Conselho Federal de Contabilidade.
  • Seção Contábil – (SCONT): órgão responsável pelos registros contábeis da UFPel de forma a refletirem a realidade dos atos e fatos ocorridos na instituição, visando o cumprimento das normas contábeis.

5. Superintendência de Infraestrutura – (SUINFRA):

  • Seção de Suporte à Manutenção – (SSM): órgão responsável por prestar apoio a diversos setores da Superintendência de Infraestrutura.
  • Núcleo de Segurança – (NUSEG): órgão responsável pela segurança da comunidade acadêmica e do patrimônio público.
  • Unidade de Apoio à Segurança – (UASEG): órgão responsável por dar suporte às questões relacionadas à segurança patrimonial.
  • Núcleo de Transporte – (NUTRANS): órgão responsável por proporcionar serviço de transporte à comunidade acadêmica.
  • Unidade de Gestão da Frota – (UGF): órgão responsável por manter as boas condições da frota de veículos.

Núcleo de Gestão de Serviços Terceirizados – (NUGEST): órgão responsável pela gestão dos serviços terceirizados.

  • Seção de Monitoramento e Controle dos Serviços Terceirizados – (SMCST): órgão responsável pela fiscalização da execução dos serviços terceirizados relacionados à infraestrutura, à exceção dos que têm vinculação direta com obras e tecnologia da informação.

5.1 Coordenação Geral de Manutenção – (CGM): órgão responsável pela manutenção da estrutura física da UFPel. Sua estrutura é composta por:

  • Seção de Manutenção do Campus Capão do Leão – (SMCL): órgão responsável pela manutenção da infraestrutura necessária às atividades desenvolvidas no Campus Capão do Leão.
  •  Seção de Manutenção dos Campi Pelotas – (SMPEL): órgão responsável pela manutenção da infraestrutura necessária às atividades desenvolvidas nos campi de Pelotas.
  • Unidade de Telefonia – (UTEL): órgão responsável pelos serviços de telefonia.