Aborda, fomenta e desenvolve as dimensões social, ambiental e cultural do planejamento universitário, promovendo desenvolvimento institucional e inserção territorial. Visa a garantir a participação comunitária no planejamento estratégico institucional; compõe, acompanha e assessora órgãos representativos internos e contíguos à universidade, nos municípios em que atua, na metade sul do Rio Grande do Sul, e em suas inserções transfronteiriças, no Uruguai e no Mercosul. Elabora, analisa e avalia estratégias, programas e ações de desenvolvimento institucional, tomando por base o Plano de Desenvolvimento Institucional vigente; estabelece relações estratégicas e media acordos de cooperação com outras instituições, objetivando tanto o desenvolvimento institucional quanto a inserção territorial da universidade em seus distintos contextos.
A Coordenação para o Desenvolvimento Institucional e Inserção Territorial (CDIT), tem como atribuições:
- Planejar Estrategicamente a execução do PDI UFPel 2015 – 2020.
- Promover e atuar junto à constituinte universitária.
- Apoiar a elaboração do Plano Diretor da UFPel.
- Fomentar a reestruturação participativa do desenho organizacional universitário.
- Orientar a elaboração de Planos de Desenvolvimento das Unidades.
- Estabelecer programa de relações com a sociedade civil, movimentos sociais organizados e comunidades do entorno universitário.
- Acompanhar a inserção institucional nos conselhos municipais e a relação interinstitucional com prefeituras municipais e segmentos da sociedade civil.
- Diagnosticar continuamente a inserção da UFPel nos municípios em que atua, nas áreas de saúde, cultura, educação, áreas verdes e meio rural.
- Acompanhar as relações institucionais entre a UFPel e os conselhos regionais de desenvolvimento, o COREDE, e a Azonasul.
- Fomentar a cooperação e o desenvolvimento integrado com Instituições de Ensino e Pesquisa regionais e transfronteiriças.
- Desenvolver plano plurianual de inserção regional e interiorização institucional para a UFPel.
- Elaborar Plano de requalificação das condições de funcionamento da UFPel em Eldorado do Sul.
- Propor um Conselho de Planejamento por meio de projeto de implantação elaborado de modo participativo.
- Coordenar o processo de elaboração de regramento específico para os Projetos de Desenvolvimento Institucional da UFPel.
- Estabelecer relações institucionais com órgãos responsáveis por mobilidade metropolitana, aglomeração urbana e rural na região de atuação da UFPel.
- Elaborar plano de integração institucional com o Mercosul.
- Desenvolver e Institucionalizar processos de Consulta Pública e Participação Direta.
A estrutura organizacional da CDIT é composta pelos seguintes Núcleos e Seção:
Núcleo de Desenvolvimento Institucional
Núcleo de Inserção Territorial
Seção Especial de Participação Comunitária