Início do conteúdo

Campanha contra o sarampo na UFPEL

A Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida informa a comunidade universitária sobre a imunização, orientações contra o Sarampo e atualização das carteiras de vacinas na UFPEL.

O Ministério da Saúde divulgou um alerta sobre o aumento do surgimento de casos de sarampo em alguns estados brasileiros. Atualmente, 53 cidades em quatro estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná – se mantém com surto ativo.

O Sarampo é uma doença viral grave, e pode ter complicações sérias para a saúde, porém é facilmente evitada através da vacina.

No RS a orientação é para que se realizem campanhas para orientação e revisão das carteiras de vacinas, além da oferta das vacinas previstas no calendário nacional de vacinação, disponíveis nas unidades básicas de saúde dos municípios.

A CSQV entende que além da revisão das carteiras, é importante a oferta de doses à comunidade da UFPEL, dado que recebemos um público proveniente de diversas localidades onde pode haver circulação da doença. Destacamos que a vacina tríplice viral é o principal meio de prevenção de sarampo, caxumba e rubéola. As doses serão fornecidas pela Secretaria de Saúde  de Pelotas em parceria com a CSQV.

Também orientamos aos pais, mães e responsáveis que vão viajar com os filhos de seis meses a menores de um ano de idade para os municípios em situação de surto ativo do sarampo no país. A recomendação é que essas crianças sejam vacinadas com a tríplice viral pelo menos 15 dias antes da viagem. Além de proteger a criança, a medida contribui para interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo no país.

OBS: É necessário trazer a carteira de vacinas e um documento de identificação.

Quem deve receber a vacina:

Adultos não vacinados: Até 29 anos – 2 doses

De 30 a 49 anos – 1 dose

O Calendário para a prevenção do sarampo na UFPEL é o seguinte: 

CAMPUS ANGLO – Perícia Médica, sala 210

Dia 20 de agosto, terça-feira das 9:00h às 17:00h

Dia 27 de agosto, terça-feira das 9:00h às 17:00h

 

CAMPUS CAPÃO DO LEÃO – Posto Médico

Dia 22 de agosto, quinta-feira das 09:00h às 17:00h

Dia 29 de agosto, quinta-feira das 09:00h às 17:00h

 

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco através do e-mail csqv@ufpel.edu.br  ou pelo Telefone (53) 32843981.

Outras  informações sobre o sarampo podem ser acessadas nos links abaixo.

http://www.saude.gov.br/sarampo

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-49346963

http://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2019-08/ministerio-distribui-mais-de-16-milhoes-de-doses-da-triplice-viral

Publicado em 15/08/2019, em Destaques, Notícias.