Livros de Cinema

Quer aprender ainda mais sobre cinema?

Aqui você vai encontrar apostilas, livros, artigos, e muitos outros materiais que podem te ajudar tanto no processo de produção do seu curta, quanto em pesquisas na área de cinema.

APOSTILAS

Você pode fazer download de apostilas que foram produzidas especialmente para o nosso projeto de extensão!

A primeira delas foi criada especialmente para os estudantes de ensino fundamental e médio.

Você pode fazer download dela aqui: Apostila

Nesta apostila você vai encontrar:
* Roteiro (O que é audiovisual?; Roteiro; Storyline; Argumento; Escrevendo um Roteiro)
* Direção (Tipos de Direção; Decupagem; Planos Narrativos; Estética/Fotografia)
* Montagem (O que é montagem?; Como funciona?; Trilha Sonora)
* Gêneros (Gêneros cinematográficos)

Já a apostila de Oficina de Vídeo foi desenvolvida pelo prof. Dr. Josias Pereira, mais voltada para os professores.

Pode ser baixada neste link: Oficina de Vídeo.

Nesta apostila você vai encontrar:
* Roteiro (Criando histórias; Roteiro literário; Storyline; Plot principal; Criação de personagem; Arquétipos)
* Produção de Vídeo (Pré-produção; Escolha de equipe; Prazos; Locações; Permissões)
* Direção (Direção e Na Gravação)
* Decupagem
* Gravação (continuidade, sistemas digitais para gravação)
* Referências bibliográficas

Escola