Quem Somoss

Quem Somos

O PROAPI (Programa de Apoio a Projetos Inovadores) é um projeto dedicado ao desenvolvimento de soluções inovadoras para as mais diversas áreas, com foco em transformar ideias em realidade. Acreditamos no poder da inovação para gerar impacto positivo na sociedade e na economia.

Coordenação:

Compete à equipe NEPCA administrativa a viabilidade financeira e estrutural do Programa, assim como a responsabilidade por atas, correspondências, e-mails, documentações, etc.

Francele de Abreu Carlan

Doutora em ensino de Ciências e Matemática, Licenciada em Ciências Biológicas, Docente da Universidade Federal de Pelotas; Líder do Grupo Interinstitucional Minuano de Estudos e Pesquisas em Inclusão e Diversidade. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA/UFPel). Coordenadora das formações para os professores no PROAPI/ MEC/UFPel.

 

Michele Pepe Cerqueira

Técnica de laboratório do Departamento de Fisiologia e Farmacologia do Instituto de Biologia da UFPel. Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre em Parasitologia e Doutora em Biotecnologia. Atua como coordenadora administrativa do PROAPI II

 

Maria Teresa

Docente do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Mestre em Saúde Pública pela Universidade Nacional de Rosário (UNR) reconhecido pela Universidade de Brasília (UNB) em Ciências da Saúde. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Veterinária, Formação em Psicanálise, Especialista em Docência do Ensino Superior, Gestão Empresarial, Saúde Pública e Terapia Cognitivo-comportamental. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento Infanto-juvenil. Coordenadora adjunta do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem . Tem experiência na área de Psicologia clínica, Avaliação, Prevenção, Tratamento e Educação Inclusiva. Atua como coordenadora adjunta do ProApiI/ MEC/UFPel

 

Equipe Técnica NEPCA Especializada:

Compete à equipe técnica NEPCA especializada a responsabilidade de auxiliar nas questões específicas dos alunos referenciados. Nessa função poderá haver a contribuição de outros profissionais especializados, de acordo com as demandas que forem aparecendo nas avaliações.
Equipe técnica NEPCA especializada – profissionais especializadas em diferentes áreas de atuação

Débora Jacks

Mestranda em Ensino( Universidade Federal de Pelotas). Graduação em Pedagogia(Universidade Federal de Pelotas/2001), Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional,( Faculdade de Educação de Joinville, 2005), Capacitação em Deficiência Mental, ( Universidade Católica de Pelotas, 2005). Especialização em Atendimento Educacional Especializado (Universidade Federal do Ceará, 2012), Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado -Transtorno do Espectro Autista(Universidade Federal de Pelotas, 2021). Diretora do Centro de Atendimento ao Autista Dr Danilo Rolim de Moura.Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA/UFPel), Membro do Comitê de Gestão do Programa TEAcolhe/RS. Professora Especialista (TEA e DI) no Programa de Atenção Precoce na Infância – ProAPI.

 

Nádia dos Santos Gonçalves Porto

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas, na Linha de Pesquisa Filosofia e História da Educação. Graduada no curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (2007) e no curso de Letras/Libras Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Pós Graduada Lato Sensu em Educação de Surdos pela Universidade Federal de Pelotas(2013). Proficiente em Tradução, Interpretação em nível médio(2009) e superior(2010) na Língua Brasileira de Sinais – Libras e Proficiência no Ensino da Libras(2015), (PROLIBRAS-MEC). Possuo formação em Guia Interpretação pela AHIMSA em São Paulo (2015). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Pelotas – PPGEMAT (2019). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA/UFPel). Especializada na acessibilidade na Tradução e Interpretação de Libras no Programa de Atenção Precoce na Infância (ProAPI). Funcionária estatutária da Universidade Federal de Pelotas atuando como Tradutora Intérprete de Libras. Atua e desenvolve estudos nos segmentos: Acessibilidade e Educação Inclusiva

 

Maximira Rockemback da Porciuncula

Mestranda, Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia do Instituto Federal Ciência e Tecnologia Sul Rio Grandense Campus Pelotas linha de pesquisa Educação Diversidade e Inclusão,Especialista em Deficiência Visual e Baixa Visão,Graduada em Pedagogia Séries Iniciais ,Pós Graduada Latu Senso em Neuropedagogia Clínica e Institucional,pesquisadora do NEPCA, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem da UFPEL,Especialista em Audiodescrição,roteirista, narração e Acessibilidade de Materiais Didáticos pela UFJF e pela UFAL, atua como especialista em Acessibilidade dos materiais e cursos ProAPI Programa de Atenção Precoce na Infância.

 

Maria da Graça Gonçalves Cunha Neves

Doutoranda em Educação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI México) em colaboração com NEPCA/UFPel; Mestre em Letras (Linguística Aplicada/Neurolinguística) pela UCPel (Universidade Católica de Pelotas/RS). Possui graduação em Pedagogia. Graduação em Letras Português/Espanhol. Psicanalista e faz Especialização em Psicanálise Clínica Avançada. Bacharelanda em Psicopedagogia e também Educação Especial. Pós graduada em Teologia e Graduanda em Ciências da Religião. Possui formação em Psicopedagogia Clínica pela Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires (EPsiBA/ Argentina). É especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Psicopedagogia para Pessoas com Necessidades Especiais, Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia, Educação Inclusiva, Educação Especial e AEE. Também faz Especialização em Grafologia e Neuroescrita – perícia grafológica (Espanha/ Brasil). Perita Judicial. Membro Pesquisador do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Cognição e Aprendizagem (NEPCA/UFPel) desde 2012 – Linha principal de atuação: Dificuldades, Problemas, Distúrbios e Transtornos de Aprendizagem, Necessidades Especiais e Educação Especial. Professora Pesquisadora e Formadora na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/NEPCA/CAPES/MEC), pertencente à Rede Nacional De Formação De Professores/Mec. Professora Em Pós-Graduações Nas Áreas De Neurociências, Neuropsicopedagogia, Psicopedagogia Clínica e Institucional e Educação inclusiva e Atendimento Educacional Especializado. Atua como consultora nas áreas Pedagógica, Psicopedagógica e Neuropsicopedagógica e demais áreas de formação e atuação, em instituições educacionais, empresas, jornais e revistas, bem como em cursos de formação continuada para profissionais das áreas empresarial, educacional e saúde. Pertencente à equipe especializada e formadora nos cursos e Programa de Atenção Precoce na Infância (ProAPI/MEC/UFPel).

 


Antônio

Mestre em Ensino (UNIPAMPA), Psicólogo (CRP 07/35653), Psicanalista. Graduando em Educação Especial. Pós graduado em Teologia. Membro Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA/UFPel/ CNPQ) – Linha principal de atuação: Práticas, Métodos e Recursos Acessíveis; Dificuldades, Problemas, Distúrbios e Transtornos de Aprendizagem, Necessidades Especiais e Educação Especial. Pertencente à equipe especializada e formadora nos cursos e Programa de Atenção Precoce na Infância (ProAPI/MEC/UFPel). Membro Pesquisador do Grupo Interinstitucional Minuano de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Diversidade (GIMEPID/UFPel/ CNPQ). Sócio proprietário e consultor no Instituto Conhecer Mais, empresa especializada em consultoria, assessoria, cursos e formação continuada de profissionais das áreas educacional, empresarial, saúde, social; Atendimento clínico a crianças, adolescentes, adultos, idosos e terapia de famílias . Atendimento a empresas, palestras, motivacionais; seleção e recrutamento em RH.

 

Equipe de Supervisão e Mediação:

Compete à supervisão será responsável pela mediação dos casos junto com o profissional da escola e dos profissionais da saúde. Essa função trabalhará os instrumentos do PAPI, assim como ecomapa e os demais resultados, fazendo a articulação dos resultados junto à escola, à equipe técnica, os profissionais da saúde e às famílias.

Verônica Porto Gayer

Formada em Pedagogia, Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas, especialista em Design Instrucional e Educacional, Psicopedagogia e em Atendimento Educacional Especializado, mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Atuando como professora da rede básica de ensino, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem e mediadora/supervisora do Programa de Atenção Precoce na Infância – ProAPI.

 


Talita dos Santos Mastrantonio

Psicóloga, pós-graduanda em Neuropsicologia e Psicologia Humanista, com atuação na clínica através de avaliação psicológica e psicoterapia. Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA) e no Núcleo de Desenvolvimento Infantojuvenil (NEPDI). Mediadora/Supervisora no Programa de Atenção Precoce na Infância (ProAPI).

 

Beatriz de Freitas Corrêa

Licenciada em Ciências Biológicas, pela Universidades Federal de Pelotas, Professora de educação infantil, graduanda em pedagogia, pós graduanda em Atendimento Educacional Especializado e em Psicopedagogia Institucional e clínica. Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA) Mediadora/Supervisora no Programa de Atenção Precoce na Infância (ProAPI).

 

Clarissa Berdete Bilhalva

Psicóloga, graduada pela Universidade Federal de Pelotas, Especialização em Psicologia Analítica Junguiana, Pesquisadora no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem – (NEPCA /CNPq/ UFPel).
Psicóloga Clínica, desde o ano de 2016 e também tenho direcionado os meus estudos e pesquisas também para a área da Educação, principalmente nos seguintes temas: Transtorno do Espectro Autista; Cuidado; Clínica;, Inclusão; Deficiência Intelectual; Gestão em Educação Especial e Educação Inclusiva; Atendimento Educacional Especializado e Educação inclusiva.
Atualmente atuando como Psicóloga clínica, Professora pesquisadora no Curso de Aperfeiçoamento em Gestão da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (NEPCA/UFPEL/RENAFOR/MEC) e Mediadora no Programa de Atenção Precoce na Infância – (ProAPI/NEPCA/ UFPEL/ MEC).

 

Equipe Técnica NEPCA – Monitoramento:

Compete à equipe técnica NEPCA monitoramento será responsável por acompanhar e registrar todo o processo, cabendo a criação de instrumentos próprios e/ou consolidados para o monitoramento dos seguintes processos:
1) Monitoramento das crianças; 2) Monitoramento das famílias; 3) Monitoramento do PROAPI

 

Cleisson Schossler Garcia

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Atuou como monitor nas disciplinas de Bioquímica, Histologia e Biologia Celular para os cursos de Farmácia e Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) (2020 – 2022) da UFPEL. Foi residente do Programa de Residência Pedagógica – Núcleo Biologia (CAPES/2020). Atualmente é coordenador de cursos voltados aos Serviços de Atendimento Educacional Especializado (SAEE) ofertados pelo IB-UFPEL; Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem (NEPCA) e mestrando do Programa de Neurociências da Universidade de Lisboa, Portugal. Ademais, atua ainda na equipe de monitorização do Programa de Atenção Precoce na Infância (ProAPI) pela UFPEL.

Lidiane Bilhalva Rodrigues

Licenciada em Ciências Biológicas, especialista em Gestão Educacional e em Atendimento Educacional Especializado. Mestra em ensino de Ciências. Atualmente, professora na educação básica e integrante da equipe de apoio/ técnica nos Cursos de Formação UFpel e ProAPI.

Equipe de Formação:

Compete à equipe NEPCA formação a responsabilidade de monitoramento, oferta e andamento dos cursos de formação, assim como a criação de grupos de estudo e formações complementares para apoio aos profissionais envolvidos no PROAPI.

Alline Bettin de Oliveira

Doutora em Ciências da Educação, especialidade Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho (Portugal). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas, onde desenvolveu pesquisa na linha de Estratégias Metodológicas e Recursos Educacionais. Possui Especialização em Educação Ambiental e Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas (UFPEL). Trabalhou na rede municipal das cidades de Pelotas (RS) e Capão do Leão (RS), no ensino de Ciências para o Ensino Fundamental II e Informática. Atua na área de pesquisa do Ensino de Ciências e suas Tecnologias e como formadora na área de Tecnologia Assistiva. Pesquisadora nos cursos de formação de professores em formação Continuada no âmbito do Atendimento Educacional especializado na Universidade Federal de Pelotas, mais especificamente nos Aperfeiçoamentos em Intervenção Precoce e Atenção Precoce na Infância. Formadora Acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua da Universidade do Minho. Professora convidada da Universidade do Minho na Unidade Curricular de Tecnologia de Informação e Comunicação.

Anelise do Pinho Cossio

Doutora em Estudos da Criança com Especialização em Educação Especial, pela Universidade do Minho. Mestre em Educação Especial com Especialização em Intervenção Precoce, pela Universidade do Minho. Possui Especialização em Educação Especial Inclusiva com Ênfase em Estimulação Precoce, pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras. Bacharel em Psicologia, pela Universidade do Planalto Catarinense. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem, pela Universidade Federal de Pelotas (NEPCA /CNPq/ UFPel). Atualmente atua como Psicóloga clínica; docente pesquisadora nos cursos de Formação em Atendimento Educacional Especializado, mais especificamente nos Aperfeiçoamentos em Intervenção Precoce e Atenção Precoce na Infância (NEPCA/ MEC /UFPel); e integrante da equipe de monitorização do Programa de Atenção Precoce na Infância (ProAPI/UFPEL).

 

Profissionais da Área da Saúde

Rosiane Filipin Rangel

Enfermeira. Mestre e doutora em enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Especialista em neonatologia pela Faculdade São Camilo/Porto Alegre, RS. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cognição e Aprendizagem NEPCA/UFPel. Docente da Faculdade de Enfermagem, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). .

Profissionais da Área da Educação

Compete aos profissionais da área da educação a responsabilidade de propor estratégias de ensino, diferentes avaliações, acompanhamento no desenvolvimento das crianças, com vistas à inclusão. Necessário pensar na proposta de formação para os alunos dos cursos da Faculdade de Educação, por exemplo, com a oferta de disciplinas dentro da perspectiva da IPI

Marta Solange Streicher Janelli da Silva

Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas atuando no curso de Bacharelado em Psicologia. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas, tendo realizado período de doutoramento sanduíche na Universitá degli Studi di Torino(UNITO) sob acompanhamento do professor Dr. Mario Cardano, como bolsista do(a) Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. É mestre em Ciências área Educação Física.Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1987) e Licenciatura Plena em Psicologia pela UCPel. Especialização em Psicopedagogia Clínica pela UCPel. Especialização em Educação para Surdos pela UFPel. Especialista em Psicanálise: teoria e prática clínica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atuou como professora no Colégio Municipal Pelotense. Atuou como professora na Faculdades Anhanguera – Atlântico Sul, principalmente nos seguintes temas: docência, trajetória, educação e ensino superior.Atuou como professora Pesquisadora no curso de Especialização em Gestão de Polos pela UAB/UFPel. Atuou como psicóloga no Colégio Municipal Pelotense. Atua como coordenadora junto ao grupo de estudantes do curso de Psicologia da UFPel no ProApi. Desenvolve atividades de Tutoria, no curso de Aperfeiçoamento em Intervenção Precoce na Infância, edição 2024/UFPel. Tutora no Programa de Educação pelo Trabalho para a saúde PET- Saúde/Equidade- Grupo 2. Acolhe a diversidade: cuidado em saúde mental no trabalho em saúde. Coordenadora do Projeto de extensão no curso de psicologia/UFPel, Atendimento Psicológico Secundário. Coordenadora adjunta no Projeto Avaliação e Intervenção em crianças com História de Fracasso Escolar. Colaboradora na pesquisa Efetividade de um programa de psicologia positiva para a promoção de saúde de usuários do SEP/UFPel, Professora colaboradora no Grupo de Pesquisa em Saúde Mental e Coletiva da Faculdade de Enfermagem/UFPel..