Início do conteúdo

Palestra: “LOS LIBROS DE CORO: CARACTERÍSTICAS Y CONSERVACIÓN”

Conversas sobre Conservação e Restauração do Patrimônio Cultural é projeto de extensão on-line da Rede de Museus da Pró-Reitoria de Extensão e Cultural (PREC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em pareceria com a Associação dos Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul (ACOR-RS) e com o Curso de Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFPel, que tem como objetivo divulgar os trabalhos de conservação e restauração na área do patrimônio cultural.

O projeto acontece dentro do ambiente virtual da UFPel e busca agregar atividades de extensão e cultura da região de Pelotas, do estado do Rio Grande do Sul e também atingindo outros estados do Brasil e países Ibero-americanos, através das parcerias estabelecidas com diversas instituições e profissionais ligados as mais diversas áreas do conhecimento que atuam na preservação do patrimônio cultural.

No dia 28 de abril de 2021, às 14h, daremos início às atividades deste ano. Teremos como convidado Prof. Dr. Javier Bueno Vargas, Professor Titular do Grado en Conservación y Restauración de Bienes Culturales da Universidad de Sevilla (España) com a palestra intitulada “LOS LIBROS DE CORO: CARACTERÍSTICAS Y CONSERVACIÓN”. A mediação estará a cargo da Profa. Karen Velleda Caldas do Departamento de Museologia e Conservação e Restauro do ICH da UFPel.

O link de acesso a seção: https://webconf.ufpel.edu.br/b/kar-xg4-932

Prof. Javier Bueno Vargas é Doutor em Bellas Artes, Licenciado em Bellas Artes com especialização em Restauración de Pintura e Restauración de Escultura e Licenciado em Historia del Arte, pela Universidad de Granada. Desde 2005 é docente e pesquisador da Faculdade de Bellas Artes da Universidad de Sevilla, sendo Professor Titular do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais. É coordenador do Mestrado em Conservación de Bienes Culturales da mesma universidade. Tem experiência profissional desde1992 na inciativa privada na área da conservarão e restauração de obras de arte, participando de projetos de intervenção, documentação e tratamento de bens culturais móveis de distintas tipologias: retábulos, pintura, escultura e documentos. Trabalhou como conservador-restaurador para a iniciativa privada e para a administração pública em arquivos, museus, escavações arqueológicas, instituições e fundações públicas e privadas, assim como em catedrais, igrejas, monastérios, conventos e irmandades católicas.

Publicado em 31/03/2021, nas categorias Destaques, Notícias.