Início do conteúdo

Rede de Museus da UFPel convida comunidade acadêmica para participar de consulta pública sobre nova definição de museu

Para contribuir na busca por uma nova definição de museu, a Rede de Museus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) convida a comunidade acadêmica para participar da consulta pública do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil), disponível em bit.ly/3e7SuRz.

O objetivo da pesquisa, que é aberta a todos, é obter conceitos e palavras-chave que ajudarão na redação de um novo texto para a definição de museu a ser adotado no Estatuto do ICOM a partir do ano de 2022.

A consulta está sendo realizada por meio de dois formulários on-line: um para respostas individuais (envios até 11 de março), e outro para grupos (envios até 18 de março).

Discussão da definição pela Rede de Museus

No próximo dia 08, às 14h, o Conselho Consultivo da Rede de Museus da UFPel se reunirá virtualmente para debater sua contribuição para a construção de uma nova definição de museu.

Atual definição de museu e sua atualização

Na atual definição do ICOM, em vigor desde 2007, museu “é uma instituição permanente sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público, que adquire, conserva, investiga, comunica e expõe o patrimônio material e imaterial da humanidade e do seu meio envolvente com fins de educação, estudo e deleite.”

A necessidade de atualizar a definição, para fazer frente aos novos desafios do mundo contemporâneo, foi levantada em 2016, durante a 24ª Conferência Geral do ICOM, realizada em Milão, na Itália.

Entre 2016 e 2019, oficinas e encontros para discutir a questão foram promovidos em todo o mundo pelo comitê MDPP (Standing Committee for Museum Definition, Prospects and Potentials), instituído na conferência de Milão.

No ano de 2019, na 25ª Conferência Geral do ICOM, em Kyoto, no Japão, uma proposta de definição foi submetida a votação. No fim, a partir de uma ampla discussão, foi decidido prorrogar os debates sobre o tema.

Em 2020, foi constituído o grupo de trabalho ICOM Define, que desenvolveu uma metodologia de trabalho — baseada em 4 rodadas de consultas, divididas em 11 etapas, com duração de 18 meses, de dezembro de 2020 a maio de 2022 — para redação da proposta de definição de museu a ser submetida a votação na 26ª Conferência Geral de 2022, em Praga, na República Tcheca.

Publicado em 02/03/2021, nas categorias Destaques, Notícias.