Início do conteúdo

Direito à moradia: Fórum Social visa consultoria de assistência primária à população carente de Pelotas

Você conhece a Lei Federal 11.888 de 2008? “Art. 1o  Esta lei assegura o direito das famílias de baixa renda à assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social, como parte integrante do direito social à moradia previsto no art. 6o da Constituição Federal […]”.

Na noite da última quarta-feira (04/09), o projeto de extensão Fórum Social realizou uma de suas reuniões com representantes de associações de bairro de Pelotas e com alunos e servidores, cujo o tema foi “Consultórios de Atenção Primária à Moradia – Habitação,  Saúde e Meio Ambiente”. A palestra foi ministrada pelo Prof. Dr. André de Oliveira Torres Carrasco (FAUrb/UFPel).

O tema central da reunião concentrou-se na construção de uma metodologia que auxiliasse na proposição de um projeto de extensão e que fornecesse uma consultoria de assistência à moradia para a comunidade de Pelotas, considerando a Lei Federal 11.888, que assegura o direito à moradia por meio de assistência técnica pública e gratuita para famílias de baixa renda. Apesar de a lei existir desde 2008, a mesma não é regulamentada em Pelotas, e fazer com que isto aconteça é um dos objetivos principais do projeto.

A palestra foi encerrada após os encaminhamentos, nos quais ficou a ser confirmada, na próxima reunião do Fórum Social, o local que irá receber o projeto piloto proposto, bem como a agenda de reuniões, com as associações de bairro, para discutir a temática e Lei Federal.

O projeto Fórum Social é um espaço de natureza participativa que tem por finalidade representar a comunidade civil organizada perante a Universidade, visando que a instituição possa acompanhar, assessorar e propor, junto com as entidades, ações que contribuam para a melhoria da realidade social e para o pleno exercício da cidadania no âmbito da região de Pelotas. A próxima reunião do Fórum ocorrerá no dia 26 de Setembro e discorrerá sobre a saúde do idoso sob visões da fisioterapia. Mais informações poderão ser encontradas em breve nos sites e redes sociais da Pró Reitoria de Extensão e Cultura UFPel.

Publicado em 12/09/2019, na categoria Notícias.