Início do conteúdo

O Dia do Patrimônio na UFPel

O Dia do Patrimônio, comemorado em todo o Brasil, é sempre um grande evento em Pelotas. A data de 17 de agosto faz referência ao aniversário de Rodrigo Melo Franco de Andrade, um dos maiores defensores do patrimônio cultural brasileiro. Mas um dia já não é suficiente para o evento, que se prolonga durante a semana e convida a todos para ver ou rever, descobrir, ouvir, sentir, pensar e viver o nosso patrimônio.

Na UFPel as várias dimensões do patrimônio ganham destaque com uma programação voltada para o público em geral e para a comunidade acadêmica. Neste ano, dentre os eventos promovido pela UFPel, ganha destaque o lançamento do Projeto de Extensão Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais, resultante do Acordo de Cooperação Técnico-Científica firmado entre a Universidade e a Secretária da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

No Laboratório Aberto, sediado em uma das salas do Museu do Doce, o processo de restauração de duas obras pertencentes ao Museu de Piratini poderá ser acompanhado pelo público em geral, no horário de abertura do Museu.

A Rede de Museus da UFpel também promove o I Ciclo de Palestra do Dia do Patrimônio, com a proposta de apresentar as pesquisas desenvolvidas ou andamento sobre o tema, com destaque para o patrimônio edificado da UFPel e a tradição doceira da Pelotas antiga.

Além disso, O MALG, Museu do Doce e Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter abrem os seus espaços em horários ampliados, com diversas atividades programadas para receber o público em geral.

Confira a programação completa do Dia do Patrimônio na UFPel clicando aqui.

Publicado em 12/08/2019, na categoria Notícias.