Início do conteúdo

UFPel na 47ª Feira do Livro de Pelotas

Henrique Pires (Secretário Especial da Cultura), André de Souza (Presidente da Câmera do Livro de Pelotas), Theia Bender (Organizadora da Feira do Livro de Pelotas) e Fernando Igansi (Coordenador de Arte e Inclusão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura) estiveram juntos na Fenadoce, nessa última quinta-feira, 20 de junho de 2019, para tratar da 47ª edição da Feira do Livro de Pelotas, prevista para realizar-se no período de 30 de outubro a 17 de novembro de 2019.

A PREC | UFPel, dando continuidade as parcerias estabelecidas com a Câmera do Livro de Pelotas desde 2017, registrou que as comemorações dos 50 anos da UFPelestarão contempladas nessa edição de 2019, em diálogo com a Presidência da Câmara do Livro e sua organização, através do tema: 47ª Feira do Livro : doces sabores e saberes escrevendo nossa história : UFPel 50. Sugeridos pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, as propostas para Patrono(a), Homenageado(a) e Orador(a) foram também bem aceitas pelo Secretário e, em breve, após aprovação pela Câmara do Livro de Pelotas, seus nomes serão conhecidos pela comunidade.

Pires enfatizou a potência que tem os editais para a execução desse tipo de evento, exemplificando recursos de R$ 250.000,00 a R$ 500.000,00 que foram liberados em 2018 para pequenos municípios. Em análise ao contexto da indústria do livro, referindo-se a constante alteração do modelo de leitura, demonstrou otimismo ao considerar que a leitura de impressos tem sido praticada em maior escala, impactando na industria que, atualmente, já atingiu 7,5% de aumento. Em meio de relatos de memórias, sempre descritas com excelência, argumentou que devemos impulsionar e tratar as livrarias como verdadeiros pontos de cultura, como são as salas de cinema. Finalizou a conversa convidando a PREC, através de seu equipamento cultural CINE UFPel, a participar do Circuito de Cinema Latino-americano e Caribenho, promovido em parceria com a Embaixada da Argentina.

Publicado em 22/06/2019, na categoria Notícias.