Início do conteúdo

Alunos da UNAPI/UFPel visitam a UNAPI/UFGRS

No dia 5 de junho de 2019, os alunos da Universidade Aberta Para Idosos – UNAPI saíram às 6 horas do Museu do Doce rumo a Porto Alegre para uma viagem de estudos. A organização e escolha dos locais da viagem partiram da Dr.ª Cristina Maria Rosa, da disciplina de Literatura, e suas alunas do PET Educação. A UNAPI é um Programa Estratégico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura PREC/UFPel sob coordenação da Dr.ª Adriana Cavalli.

A primeira parada da viagem foi na Casa de Cultura Mario Quintana, onde todos tiveram a oportunidade de serem guiados por Maria Helena – poeta e contista -, que trabalha no local recitando poemas do poeta, e mostrando o que a Casa tem de especial: um jardim com muitos cactos e suculentas no andar superior, a exposição de vasos no formato de sapatos em analogia ao poema do Sapato Florido de Mário Quintana, visita à biblioteca Lucília Minssen – com a possibilidade de tirar uma foto ao lado do boneco em tamanho natural do poeta, na Discoteca Natho Nenn -, o Acervo Elis Regina e o quarto onde o poeta se hospedou enquanto Hotel Majestic.

O almoço, agendado com antecedência, foi ao balanço das águas do Rio Guaíba no Restaurante 360º, onde o Chef esperava o grupo com um delicioso prato. Ainda sobrou um tempinho para uma caminhada no local.

Dali o grupo partiu para o Centro Cultural UFRGS, prédio recentemente restaurado, ao lado da Reitoria, onde abriga algumas das aulas da Universidade Aberta Para Idosos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UNAPI-UFRGS, a qual conta com a participação de 400 idosos. O grupo da UFPel realizou visita no Centro e participou de uma aula de Escrita Criativa, e ainda houve troca de informações sobre os programas destinados aos idosos.

E, para finalizar a tarde, o grupo da UFPel ainda participou na Faculdade de Educação (FACED) da palestra da Dr.ª Aline Cunha, intitulada “Diálogos de Mulheres com Simone de Beauvoir” e “Imagens e lembranças: registros fotográficos”, com o auxílio de suas alunas.

Depois deste dia intenso de emoções, o grupo retornou a Pelotas, trazendo muitas memórias de boas experiências.

Aula da FACED UFRGS
Troca de experiências com os alunos da UNAPI-UFRGS-UFRGS
Participação na aula de Escrita Criativa na UNAPI-UFRGS-UFRGS
Na Casa de Cultura Mario Quintana
previous arrow
next arrow
 
Publicado em 10/06/2019, na categoria Notícias.