Início do conteúdo

Primeiro número de 2019 da revista Expressa Extensão é publicado

A Revista Expressa Extensão, publicada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, lança o primeiro número de 2019, com o tema “Educação, Comunidade e Cultura Popular”.

A equipe editorial da Expressa Extensão agradece aos colaboradores e anuncia que estará recebendo submissões para o v. 24, n.2 e n.3 de 2019, com as temáticas “O Meio Ambiente e a Sociedade” e “Desenvolvimento Regional”, respectivamente. Convidamos todos a participar das submissões, além de divulgar e compartilhar aos possíveis interessados(as).

Acesse o número da revista.

No conjunto de textos reunidos neste terceiro número da Expressa Extensão encontra-se a dissonância entre o entendimento e a prática extensionista da época em que Freire escreveu a obra e a da atualidade. Percebe-se na leitura dos conteúdos dos artigos que o conceito que baliza as ações aos quais se referem é o que está presente no Plano Nacional de Extensão Universitária e no texto da Resolução que estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira. São, de tal modo, textos que indicam a boa compreensão das diretrizes extensionistas, que relatam vivências exemplares e que valorizam, na apresentação dos resultados, a intensidade da experiência formativa que a extensão promove para e com o estudante. Do mesmo modo, são conteúdos que evidenciam a presença das comunidades como agentes dos projetos e ações. Os relatos asseveram qua as comunidades já não são vistas e tratadas como os recebedores do conhecimento acadêmico, mas são entendidas como o outro com quem se estabelece o diálogo. E é por esse diálogo, que nem sempre ocorre apenas com palavras, que se revelam os condicionantes sociais e os aspectos culturais dos envolvidos. A esperada ação transformadora constrói-se, portanto, na malha dos saberes que se articulam quando os acadêmicos se deslocam ao encontro da realidade. E nessa realidade, a cultura é um fio estruturante, tramado em todas as posições da malha pelas vidas que participam do fluxo das ações.

Publicado em 21/12/2018, na categoria Destaques.