Início do conteúdo

UFPel no 36° Seminário de Extensão Universitária da Região Sul – SEURS

Este ano o Seminário de Extensão Universitária Região Sul – SEURS aconteceu em Porto Alegre, sob a organização da UFRGS. O tema da extensão como ação transformadora foi intensamente debatida pelas 28 delegações. De acordo com as notícias divulgadas pela organização do 36º SEURS, participaram 1200 pessoas, com um total de 41 oficinas, 22 minicursos e 340 tertúlias.

Durante o evento, já no primeiro dia, houve a reunião da Regional Sul do FORPROEX, que reuniu 20 Pró-Reitores de Extensão das universidades estaduais, federais e dos institutos federais dos três estados (RS, SC, PR). Nessa reunião já se definiu o local do próximo SEURS, a ser organizado pela UFSC, em SC. Um dos temas fundamentais foi a Minuta de Resolução que estabelece as diretrizes para Extensão do Sistema Federal de Educação nas IFEs brasileiras. A minuta será apresentada na Audiência Pública sobre as Diretrizes ou Referenciais regulatórios para a política de extensão na educação superior brasileira, a ser realizada no dia 17 de setembro na sede do CNE, em Brasília.

Como parte da programação, na quarta-feira os TAs da PREC estiveram presentes no Encontro dos Técnicos. Nesta reunião, que contou com a representação de um grande número de TAs das instituições federais da região sul, foram discutidas questões referentes ao papel e representatividades dos técnicos administrativos nos projetos e atividades relacionadas à extensão universitárias.

Ao longo da semana de 27 a 31 de agosto, alunos e professores da UFPel apresentaram seus trabalhos sobre as ações realizadas em seus projetos de extensão. Também foi ministrado um minicurso (Acessibilidade Cultural: mediação acessível em museus) e duas oficinas (Primeiros socorros sobre parada cardiorrespiratória, asfixia, desmaio e crise convulsiva e Preparo de detergente de coco em uma oficina de química no cotidiano).

Para a Mostra Interativa de Extensão, foram levados materiais ilustrativos das atividades de extensão realizadas na UFPel, como publicações, cartazes, folders e materiais audiovisuais. Os esquemas e áudio descrições usados nos projetos de acessibilidade em museus, que foi tema do minicurso, também ficaram disponíveis neste espaço.

Alunos, professores, técnicos e bolsistas da delegação da UFPel.
Delegação da UFPel
Equipe PREC no Espaço da Mostra Interativa da UFpel.
Bolsistas da PREC no espaço da Mostra Interativa de Extensão.
Atividade de acessibilidade na Mostra Interativa de Extensão.
Encontro dos Técnicos, reunião com os TAs que trabalham com a extensão.
Minicurso Acessibilidade Cultural: mediação acessível em museus, ministrado pela terapeuta ocupacional Desirée Nobre Salasar e o aluno Lucas Moura Barboza.
Oficina
Oficina
Sessões de Tertúlias
Sessão de Tertúlias – “Colecionando sementes, construindo saberes: Projeto GETEC”, apresentado pelo aluno Aldo Girardi Pozzebon, orientado pela Profª. Vera Lúcia Bobrowski.
Sessão de tertúlias – “Gestão e prevenção de áreas de risco e desastres naturais”, trabalho apresentado pela aluna Larisssa Loebens, orientado pelo Prof. Maurizio Silveira Quadro.
Sessões de Tertúlias
Sessão de Tertúlias
Sessões de Tertúlias
Sessões de Tertúlias
Sessões de Tertúlias – “Desafio Pré-Universitário: 25 anos de educação popular em Pelotas, RS”, trabalho apresentado pelo aluno Frederico da Rosa Blank, com orientação da Profª. Noris Leal.
Sessões de Tertúlias – “Educação em saúde para crianças na extensão universitária”, trabalho apresentado pela aluna Juliana Bordoni Canêz, com orientação da Profª. Ruth Irmgard B. Gabatz.
Sessões de Tertúlias – “Idosos voltam aos bancos acadêmicos através da UNATI”, trabalho apresentado pela aluna Letícia Rehbein Jeske, com a orientação da Profª. Adriana Schüler Cavalli.
Sessões de Tertúlias – “Influência do Professor no processo de ensino-aprendizagem”, trabalho apresentado pela aluna Débora Albernaz, com orientação da Profª. Giovana Duzzo Gamaro.
Sessões de Tertúlias
Sessões de Tertúlias
previous arrow
next arrow
 
Publicado em 11/09/2018, nas categorias Destaques, Notícias.