Início do conteúdo

Editais de bolsas referentes ao Programa de Bolsas Acadêmicas (PBA) 2018

A Pro-Reitoria de Extensão e Cultura, de acordo com o edital 03/2018, disponibiliza os editais que foram contemplado com bolsas no Programa de Bolsas Acadêmicas (PBA) 2018.

 

Acesse os editais de todos os projetos listados abaixo.

A comunidade surda reinventando a arte do balé

A inclusão digital em escolas públicas

A Filosofia e o Cinema Brasileiro – IX Ciclo de Cinema do Departamento de Filosofia da UFPel

Acervo de Livros Didáticos do LEH/UFPel

Acervo do Colégio Pelotense – higienização, organização e pesquisa

Acervo Multimídia de Arqueologia e Antropologia – AMAA

Acompanhamento da inserção e desenvolvimento da cultura da pitaya como fonte de renda extra em propriedades agroecológicas da região Sul do Rio Grande do Sul

Ações de saneamento aplicadas a comunidades carentes e isoladas de Pelotas

Ações Multidisciplinares com Arte e Engenharia Digital

Agência de Notícias Experimental Em Pauta UFPEL

ANÁLISE DE SOLOS, PLANTAS E RESÍDUOS ORGÂNICOS

Aprender/ensinar saúde brincando

Aproveitamento de resíduos sólidos de madeira para produção de artefatos

Arquitetura e Urbanismo em um contexto de precariedade econômica e social: confrontando o modelo

Arquivo da justiça do trabalho

Arte na Escola – Polo UFPel

ARTEIROS DO COTIDIANO

Assessoria técnica em enfermidades parasitárias, em propriedades rurais no Rio Grande do Sul

Atenção Nutricional a usuários do Centro de Atendimento ao Autista, dr Danilo Rolim de Moura, Pelotas-RS

Atenção Odontológica Materno-Infantil

Atendimento Dietético à Nível Ambulatorial

ATUAÇÃO DA FACULDADE DE NUTRIÇÃO NO CENTRO DE DIABETES E HIPERTENSÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFPEL

BAILAR: Núcleo de Dança na Maturidade

BOCA BOCA SAUDÁVEL

Bovinocultura leiteira: Fungos e Micotoxinas em leite cru refrigerado e com mastite

Brincando de faz-de- conta: a exploração do lúdico nas series iniciais

Caminhos de dança na rua

Capacitação em hidrologia de bacias hidrográficas: monitoramento, análise, modelagem e tomada de decisão

Centro de Diagnóstico das Doenças da Boca

Centro de Estudos, Tratamento e Acompanhamento de Traumatismos em Dentes Permanentes – CETAT

Cine UFPel em rede – curadoria criativa

Cine UFPel para escolas e asilos

ClinPet – Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Clínica de Pequenos Animais

Contextos de Atuação do Artista

Conversando com a comunidade sobre doação de órgãos e tecidos

Crescendo com um Sorriso e Saúde e Alegria na Sala de Espera

Descobrindo a ciência na escola: intercomunicação de saberes entre universidade e comunidade

Descobrindo a Geomorfologia e Hidrogeografia do município de Pelotas/RS: Conhecer, sensibilizar, preservar

Desenho de Figura Humana: intervenções, mostras e ações

Designeria – Empresa Júnior de Design

Diagnóstico parasitológico em animais de companhia na região de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Diálogos e vivências em química de alimentos

DIZ AÍ! CONVERSANDO SOBRE RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE

Documentação, Restauração e Exposição da Obra Senhoras Tomando Chá da Pinacoteca Matteo Tonietti, Rio Grande, RS

Elaboração participativa do atlas geográfico escolar de Arroio do Padre-RS

Encontros sobre o Poder Escolar: formação continuada de profissionais de educação

Ensino da prática sustentável de vermicompostagem no tratamento de resíduos sólidos orgânicos em escolas de ensino fundamental

ENTRE ÁGUAS E ROCHAS diagnóstico ambiental das quedas de água do município de Pelotas (RS) com ênfase na geoconservação

ERA UMA VEZ

ERICA (Exercise Research in Cancer)

ESCLEROSE MÚLTIPLA EM AÇÃO

Estatística: da Academia à Praça

Etnodesenvolvimento e Direitos Culturais em Comunidades Quilombolas e Indígenas

Exposição Memória dos Protestos no Brasil (2013-2016)

ExpPC Explorando o Pensamento Computacional para a Qualificação do Ensino Fundamental

FÁBRICA DE IDEIAS

Festival de Vídeo Estudantil

Formação de Jovens Comunicadores Comunitários

FORMAÇÃO NA ESCOLA: organização do trabalho pedagógico

Futebol – Alto Rendimento

Galeria A SALA: arte para todos os públicos

Geotecnologias na educação básica

GINÁSTICA ARTÍSTICA PARA TODOS

Grupo de Estudos e Trabalhos em Ensino de Ciências – GETEC

GRUPO DE EXTENSÃO E PESQUISA SOBRE COMÉRCIO JUSTO

Guia fotográfico para identificação de plantas de propriedades leiteiras transição agroecológica do extremo sul do Rio Grande do Sul

Hortas Urbanas: Um projeto de sustentabilidade urbana para comunidade pelotense

Inclusão Digital e Promoção dos Direitos Sociais – Utilização da WebRádio e WebTV para criar um ambiente interativo entre universidade e sociedade

(IN) CÔMODO Mostra de Arte Contemporânea

Iniciação ao Handebol Escolar na UFPel

Intervenções e Registros do Urbanismo Contemporâneo: Revista Pixo

Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pinturas

LABORATÓRIO DE ENSINO DE HISTÓRIA

Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais

Laboratório Multilinguagens

LADOPAR: Ensino, Pesquisa e Extensão

Liga em Atendimento Pré-Hospitalar

Mediação de conhecimentos químicos entre universidade e comunidades – TRANSFERE

Monitoramento da qualidade da água em propriedades leiteiras na região sul do Estado do Rio Grande do Sul

Mostra de Filmes etnográficos – olhar, escutar e sentir a sabedoria ameríndia

MURAL G Biotec

Museu Anatômico Itinerante: anatomia humana e educação em saúde em diálogos escolares e científicos

MUSEU DAS COISAS BANAIS: objetos, pessoas, histórias

Museu Morro-Redondense espaço de memórias e identidades

MUSICANDO: INICIAÇÃO MUSICAL ATRAVÉS DA PRÁTICA COLETIVA DE INSTRUMENTOS

Narrativas Do Passo Dos Negros: Exercício De Etnografia Coletiva Para Antropólogos / As Em Formação

Narrativas latino-americanas. Explorando as relações entre Arquitetura, Urbanismo, Literatura e Audiovisual

Nós Nosotros – Antropofonias e Charlas

Novembro Azul Canino

Núcleo de Atividades para a 3ª Idade – NATI

Núcleo de documentação Histórica da UFPel

Núcleo de Folclore da UFPel – NUFOLK

Núcleo de Música Popular

O Museu para Todos: Acessibilidade para públicos diversos no Museu do Doce da UFPel

O para-formal na fronteira Brasil-Uruguay: controvérsias e mediações no espaço público

OFICINAS de Ensino/aprendizagem de Representação Gráfica e Digital

Oficinas de Turismo e Educação para o Patrimônio

Oficinas Multilinguagens

OI FILANTROPIA – Odontologia e Instituições Filantrópicas

ÓPERA na ESCOLA

ORIENTAÇÃO A AGRICULTORES QUANTO A CORREÇÃO DA ACIDEZ DO SOLO E ADUBAÇÃO DAS CULTURAS NA REGIÃO SUL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PATAFÍSICA Mediadores do Imaginário

Pet Terapia: Animais como auxiliares na reabilitação de pessoas com necessidades especiais

PHOTOGRAPHEIN VAI À ESCOLA

PLANTA DE PANIFICAÇÃO

Popularização das Ciências Forenses: da Universidade à Escola

Preservação do Patrimônio Culturas Através da Química do Ensino Médio e o Ensino de Química Através do Patrimônio

Produção de Vídeo Estudantil

PROGRAMA DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Programa de Desenvolvimento da Bovinocultura de Leite da Metade Sul do Rio Grande do Sul – Competitividade e Sustentabilidade da Pecuária Leiteira Familiar

Projetando Lugares com Idosos: Rumo às Comunidades Amigas do envelhecimento

Projeto Regional de desenvolvimento da bovinocultura leiteira do Rio Grande do Sul – Boas práticas agropecuárias

Promoção de Saúde e Qualidade de Vida para Mulheres na Terceira

PROMOVENDO EDUCAÇÃO EM SAÚDE – DA LAVAGEM DAS MÃOS À PREVENÇÃO DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS

Promovendo Hábitos Saudáveis na Escola

PRO-CRESCER: Programa de acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor de prematuros

Qualificação do Setor de Secagem da Madeira do Rio Grande do Sul

QUEM LUTA NÃO BRIGA

Reabilitação de Dentes Tratados endodonticamente – PRODENTE

Residências artísticas

Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade

Revista Ciência da Madeira

Revitalização do Museu Gruppelli

Salve o seu Dente

SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: UMA CLÍNICA AMPLIADA EM SAÚDE COLETIVA

Serviço Central de Radiologia

Serviço de Psicologia da Infância e da Adolescência

Site TRANSFERE: divulgando a Química

SOS Saúde Coletiva – Serviços Odontológicos e Saúde Coletiva

Teatro do Oprimido na Comunidade

Técnicas Básicas de Aquarela

Temática Indígena: diversidade de saberes

Terra de Santo: Patrimonialização De Terreiro Em Pelotas

Terrário sustentável, microclima e arte em vidro: uma perspectiva de ensino e alternativa para geração de renda

Trabalho com as Habilidades de Leitura, Escrita e Interpretação

TV UFPEL EM PAUTA

Um Museu acolhedor: visitas mediadas no Museu do Doce

Um olhar sobre o cuidador familiar: quem cuida merece ser cuidado

Uso da rede municipal de ensino para divulgação da doença dioctofimatose (verme gigante do rim) na cidade de Pelotas RS

V Desafio MURAL G Biotec

Valorização e qualificação dos doces tradicionais de Pelotas

Vida de Inseto

Visitas Monitoradas pelos Prédios da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

VIVÊNCIAS TEATRAIS EM ESCOLAS

WebSaúde – Programa de extensão tecnológica empreendedorismo e inovação em saúde

Zoonoses Parasitárias nas Escolas: O Papel do Médico Veterinário como Multiplicador de Conhecimentos

Publicado em 17/04/2018, nas categorias Destaques, Notícias.