Início do conteúdo

Grupo Tatá- Núcleo de Dança e Teatro é a próxima atração do Quartas no Lyceu

O Grupo Tatá- Núcleo de Dança e Teatro da UFPel será a próxima atração do projeto da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, “Quartas no Lyceu”. A apresentação que ocorrerá na próxima quarta-feira (14/10) SERÁ EXCEPCIONALMENTE NO TABLADO, Rua Almirante Tamandaré com a Rua Alberto Rosa, às 17h30min.

Com o espetáculo “Terra de Muitos Chegares” o grupo Tatá busca uma linguagem cênica para expressar os sentimentos, experiências e reflexões do grupo, referentes à identidade e diferença, multiculturalidade, intertransculturalidade e complexidade. Propõe a cada espectador uma viagem para dentro de si, de sua memória e de seu imaginário, guiada por arquétipos, testemunhos, referências comuns e individuais.

O GRUPO
Em quatro anos de existência, o Tatá tem realizado um projeto consistente de formação de público e de educação estética junto às escolas de Pelotas, cujo objetivo é contribuir com a ampliação do acesso à arte, em específico à dança-teatro. Em 2011, em função deste trabalho, o grupo foi ganhador do Procultura, prêmio de Fomento do Município de Pelotas, que possibilitou a realização de 20 apresentações do espetáculo Tatá Dança Simões.

Desde 2012, o programa desenvolvido pelo grupo Tatá, é contemplado pelo edital PROEXT, do Ministério da Educação, financiamento que permite a ampliação do projeto e contribuição com o desenvolvimento cultural da região. Para tanto, está levando a diversas cidades, oficinas de capacitação de professores na área da dança, assim como apresentações do espetáculo para escolas e para a comunidade.

O primeiro trabalho do grupo, “Tatá Dança Simões”, já realizou cerca de 100 apresentações, tendo participado do Festival Internacional Dançapontocom, em Porto Alegre, do I Colóquio Internacional sobre o Imaginário, Educação e (Auto)biografias, na UFPEL e, convidado, pela Universidade Federal da Fronteira Sul, para realizar o espetáculo em Erexim (RS) e Chapecó (SC).

tatá 2tatá 3

 

Publicado em 15/10/2013, na categoria Notícias.