PAPed – Apresentação

O Programa de Acompanhamento Pedagógico ao Estudante – PAPed da PRAE objetiva apoiar e acompanhar, prioritariamente estudantes bolsistas, com dificuldades no aproveitamento acadêmico, que estão com rendimento inferior à 70% e apresentam, na sua trajetória acadêmica, histórico de reprovações por infrequência e trancamentos de disciplinas.

Para tanto o PAPed institui um modelo pedagógico de avaliação semestral onde identifica o tempo que o estudante leva para concluir o curso e o prazo de permanência nos benefícios que lhes são concedidos, à partir dos seguintes critérios:

– frequência às aulas, fundamental para a manutenção dos auxílios;

– número de disciplinas cursadas no semestre;

– melhora no desempenho acadêmico, medida pelo crescimento das notas de todas as disciplinas do semestre;

– trancamentos sucessivos de disciplinas ao longo da trajetória acadêmica;

– tempo de permanência nos benefícios PRAE;

A intenção principal desta ação pedagógica é olhar cuidadosamente para a trajetória acadêmica dos estudantes bolsistas e orientá-los para que concluam seus cursos com êxito, no tempo regular.

Critérios Pedagógicos de análise do aproveitamento/Bolsistas – PRAE/UFPEL

Todo estudante bolsista PRAE que apresentar baixo aproveitamento acadêmico terá o apoio do NUPADI, no setor de Acompanhamento Pedagógico. A partir de 2018/2, foi criado um Programa de Acompanhamento Pedagógico que será desenvolvido por meio de atividades em grupos, uma vez por semana. O objetivo é auxiliar estudantes que necessitem melhorar seu desempenho, proporcionando técnicas e métodos de estudo para melhorar o autoconhecimento sobre como pode aprender.

Que cuidados a/o estudante deve ter?

– justificar o baixo aproveitamento no início do semestre seguinte;

– participar dos referidos grupos do acompanhamento pedagógico (ou demais grupos de apoio oferecidos pelo NUPADI);

Nosso objetivo é apoiar a/o estudante no sentido de melhorar o desempenho acadêmico no semestre vigente. Bolsistas serão reavaliados semestralmente,

e se:

continuar com reprovações por nota, porém maiores das que apresentou no último semestre, evidenciando assim melhora no desempenho, presença nas aulas, esforço, participação nas ações de acompanhamento pedagógico da PRAE, manter o benefício até a próxima avaliação; (critério 70%)

continuar com reprovações por infrequência sem justificativa satisfatória, perderá os benefícios, pois a presença nas aulas é fundamental para a manutenção dos auxílios. (critério frequência nas aulas/presencial)

continuar matriculando-se em poucas disciplinas, sem ser formando, perderá os benefícios; (critério matricular-se em todas as disc. do semestre).

Estudantes deverão  apresentar evolução no desempenho acadêmico até o final do semestre  em curso, caso contrário correm o risco de perder os auxílios da PRAE.

Ações do PAPed

O PAPed oferece aos estudantes bolsistas, no início de cada semestre letivo, em dois dias da semana, Grupos de Apoio Pedagógico, onde são abordadas temáticas que envolvem planejamento e métodos de estudo, organização do tempo das atividades acadêmicas, gestão dos processos cognitivos (memória, concentração, raciocínio, flexibilidade, resolução de problemas, execução), que buscam desenvolver as habilidades cognitivas, melhorar o rendimento acadêmico, evitar a retenção e a evasão, além de qualificar a permanência dos estudantes da UFPEL, em uma trajetória de êxito e de superação das dificuldades.

Para participar dos Grupos de Apoio Pedagógico o estudante bolsista da PRAE deve inscrever-se por meio do formulário online a ser disponibilizado nesta página, em agosto de 2019.