PAPE – Apresentação

Critérios Pedagógicos de análise do aproveitamento/Bolsistas – PRAE/UFPEL

Todo estudante bolsista PRAE que apresentar baixo aproveitamento acadêmico terá o apoio do NUPADI, no setor de Acompanhamento Pedagógico. A partir de 2018/2, foi criado um Programa de Acompanhamento Pedagógico que será desenvolvido por meio de atividades em grupos, uma vez por semana. O objetivo é auxiliar estudantes que necessitem melhorar seu desempenho, proporcionando técnicas e métodos de estudo para melhorar o autoconhecimento sobre como pode aprender.

Que cuidados a/o estudante deve ter?

– justificar o baixo aproveitamento no início do semestre seguinte;

– participar dos referidos grupos do acompanhamento pedagógico (ou demais grupos de apoio oferecidos pelo NUPADI);

Nosso objetivo é apoiar a/o estudante no sentido de melhorar o desempenho acadêmico no semestre vigente. Bolsistas serão reavaliados semestralmente,

e se:

continuar com reprovações por nota, porém maiores das que apresentou no último semestre, evidenciando assim melhora no desempenho, presença nas aulas, esforço, participação nas ações de acompanhamento pedagógico da PRAE, manténdo o benefício até a próxima avaliação; (critério 70%)

continuar com reprovações por infrequência sem justificativa satisfatória, perderá os benefícios, pois a presença nas aulas é fundamental para a manutenção dos auxílios. (critério frequência nas aulas/presencial)

continuar matriculando-se em poucas disciplinas, sem ser formando, perderá os benefícios; (critério matricular-se em todas as disc. do semestre).

Estudantes deverão  apresentar evolução no desempenho acadêmico até o final do semestre  em curso, caso contrário correm o risco de perder os auxílios da PRAE.

Para inscrever-se no Programa de Apoio Pedagógico, que está aberto a toda a comunidade acadêmica da UFPel, basta acessar o Formulário de Inscrição:

Acompanhamento Pedagógico – Formulário de Inscrição

Para enviar justificativa de baixo rendimento acadêmico, o estudante deve preencher e enviar o Formulário de Justificativa de Baixo Aproveitamento Acadêmico:

Formulário de Justificativa de Baixo Aproveitamento Acadêmico