Cadastro no Passe Livre 2018

 

Desde o dia 23 de agosto de 2017 a UFPel está autorizada pela Metroplan para a realização do cadastro estudantil para o acesso ao passe livre. Leia com atenção as informações abaixo para poder fazer a sua solicitação.

 

Quem tem direito ao passe livre?

– Estudantes com renda familiar per capta de até 1,5 salário mínimo.

 

Quais os trechos de deslocamento cobertos pelo passe livre?

– Estudantes residentes nas cidades de Rio Grande, São José do Norte e Capão do Leão que estudam em Pelotas (nas diferentes Unidades Acadêmicas da UFPel);

– Estudantes residentes nas cidades de Rio Grande, São José do Norte e Pelotas que estudam no Campus Capão do Leão da UFPel.

 

 Como fazer o cadastro no passe livre?

 

1º PASSO – Realização do cadastro junto à União Estadual dos Estudantes (UEE) e a confecção da carteirinha. Fique atento a divulgação dos plantões que a UEE realizará na UFPel. São necessários os seguintes documentos: 

 

                – Carteira de identidade (RG)

                – Atestado de matrícula ou atestado de vínculo com a UFPel

                O atestado de vínculo pode ser obtido no Cobalto: “Aluno/Consulta/Vínculo” ou no link https://cobalto.ufpel.edu.br/academico/alunos/vinculo

Observações:

                – A taxa de confecção é de R$ 30,00.

                – Conforme a Lei Federal nº 12.933 e o Decreto nº 8.537, é vedada a cobrança da Taxa de Confecção para estudantes que comprovarem estar inscritos no CadÚnico. 

 

A carteirinha também poderá ser feita pelo site:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeJBGL6ALqUNkkyR8AehGOvZ_OUTtLFuPtrZaCIFQhQag0Z1g/viewform

Para baixar o boleto de pagamento: acessar o logotipo do “PagSeguro” na página http://ueers.com.br/carteiras.html

 

Maiores informações sobre a UEE e a carteirinha estudantil podem ser obtidas em:

http://ueers.com.br/carteiras.html

 

2º PASSO – Cadastro na Metroplan – Envio dos documentos necessários através da página da PRAE e agendamento da entrevista.  Em se tratando de uma renovação anual, documentos enviados em 2017 não serão considerados. Os documentos a serem enviados diferem entre bolsistas e não bolsistas da PRAE.

 

A partir do dia 20 de março, na página da PRAE estarão disponibilizadas as orientações, links para envio dos documentos e solicitação de agendamento da entrevista para cadastro do passe livre junto à Metroplan. Confira tudo em:  https://wp.ufpel.edu.br/prae/coordenadoria-de-beneficios-estudantis/passe-livre/

 

As entrevistas ocorrerão a partir do dia 21/03, quando estarão disponíveis no Cobalto os Atestados de Matrícula 2018-1, com informações sobre as disciplinas, dias e horários das aulas.

 

Ressarcimento da taxa de confecção da carteirinha para estudantes bolsistas da PRAE

No mês de abril será publicado um Edital de ressarcimento da taxa de confecção da carteirinha (R$30,00) para alunos bolsistas da PRAE. A estimativa é que o pagamento ocorra até o dia 10 de maio.