PRAE CONVIDA OS MORADORES DA CASA DO ESTUDANTE DA UFPEL PARA A MATEADA E ATIVIDADES DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA

A PRAE promove neste sábado, dia 06 de setembro, uma mateada celebrando o lançamento do projeto: Estímulo à aprendizagem mediante a promoção da saúde dos alunos da UFPEL: uma tarefa transdisciplinar. O evento é dirigido aos alunos moradores da Casa do Estudante da UFPEL e tem como objetivo oferecer oficinas relacionadas à promoção da saúde e aprendizagem com vistas à melhoria de sua qualidade de vida.

A mateada acontecerá na rua Telles, ao lado da Casa do Estudante da UFPEL, entre Andrade Neves e Quinze de Novembro, das 14 às 17h. Na programação, estão previstas as seguintes atividades: mateada com pipoca,degustação de sucos, orientações gerais sobre alimentação, cálculo do IMC,identificação de intolerâncias/restrições alimentares, medição de circunferências, peso, altura; testes físicos, slack-line; roda de violão,improviso musical, improviso musical com percussão, testes de atenção e memória, inscrições para as futuras oficinas e ações do projeto.

O projeto surgiu de uma pesquisa realizada em 2013, a qual identificou aspectos importantes sobre saúde, aprendizagem e qualidade de vida dos referidos alunos, que fundamentou as ações propostas pela PRAE. A partir do lançamento do projeto, serão realizadas oficinas e atividades que contemplam a prática de exercícios físicos, esportes, orientações para uma alimentação saudável, oficinas de autorregulação da aprendizagem, oficinas de música, expressão corporal, caminhadas orientadas, entre outras ações.

Essa iniciativa faz parte de um trabalho com atividades contínuas dentro da Casa do estudante e vem para atender uma reivindicação dos moradores, entregue à Reitoria em 13 de junho de 2014, na qual, dentro outras exigências, consta “- Visitas periódicas da coordenação da PRAE na casa do estudante para verificação de demandas;” e “– Visita mensal da equipe da PRAE (assistentes sociais e psicólogos) para acompanhamento dos alunos”.

Assim, estaremos atendendo esse pleito, com um plus de levarmos uma equipe multidisciplinar, com uma periodicidade maior e a possibilidade de atender os alunos dentro do seu espaço de vivência.