Programa Bolsa Permanência – Orientações

O Programa Bolsa Permanência é uma ação do Governo Federal de concessão de auxílio financeiro a estudantes matriculados em Instituições Federais de Ensino Superior  em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para estudantes indígenas e quilombolas*.

Os cursos da UFPel, que atendem ao critério da carga horária exigida pelo Progama, são: Enfermagem; Engenharia Agrícola; Engenharia Ambiental e Sanitária; Farmácia;  Letras – Português/Alemão; Letras – Português/Espanhol; Letras –  Português/Francês;  Letras –  Português/ Inglês;  Medicina;  Odontologia; Terapia Ocupacional.

 *para os estudantes indígenas e quilombolas não é exigido o critério da carga horária dos cursos, porém há a exigência de documentação complementar.

Todos os alunos interessados devem acessar www.permanencia.mec.gov.br ,  lendo com atenção o Manual da Bolsa Permanência, para logo a seguir encaminhar a documentação à Coordenação de Integração Estudantil (Av. Bento Gonçalves, 3395), de segunda à sexta das 8:00 às 19:00

O atendimento para esclarecimentos de dúvidas e verificação do andamento dos processos ocorre na secretaria da PRAE( sala 408 A, Reitoria) às segundas-feiras à tarde e às quartas e sextas-feiras pela manhã. Os demais dias estão reservados para a análise dos processos.

PBP SOLICITAÇÃO

PBP Orientações e Documentação

Autodeclaração Indígena e Quilombola