Início do conteúdo
Orientações para Movimentações de Bens Permanentes

Rotinas para controle dos Bens Permanentes da UFPel:

 

1 ) Transferência de Bens :Constitui na mudança da responsabilidade pela guarda e conservação de um bem permanente e ocorre nas seguintes situações: a) quando há alteração do responsável da unidade onde o bem está localizado. b) quando o bem é transferido de um local de guarda para outro.

    Ocorrendo qualquer uma das situações acima deverá ser informado ao Núcleo de Patrimônio conforme orientações disponíveis no POP 09.01 Transferência de Bens entre Unidades.

 

 

2) Unidade de Recolhimento e Desfazimento de Bens  (URDB): Local onde são armazenados os bens que não possuem mais utilidade à determinada Unidade, mas que pode ser aproveitado por outra ou também bens considerados ociosos, cuja recuperação é antieconômica ou impossível, não sendo, portanto, viável sua utilização em qualquer atividade relacionada ao serviço prestado.

 

Ocorrendo a necessidade de envio de Materiais/Equipamentos Permanentes à URDB deverá ser encaminhado ao Núcleo de Patrimônio o documento “Termo de Transferência de Moveis e Equipamentos à URDB”, conforme orientações disponíveis em POP 09.2 Transferência de Bens das Unidades Acadêmicas/ Administrativas para a URDB.

 

Caso haja interesse por parte das Unidades em algum bem permanente que esteja na URDB, deverá ser encaminhado ao Núcleo de Patrimônio o documento “Termo de Transferência de Móveis/Equipamentos da URDB para as Unidades Acadêmicas/Administrativas” , conforme orientações disponíveis em POP 09.3 Transferência de Bens da URDB para as Unidades Acadêmicas/ Administrativas.

 

Cabe reforçar que:

  • Após a autorização, a unidade interessada terá um prazo de 30(trinta) dias para retirada dos bens. O descumprimento injustificado deste prazo será considerado desistência e os bens voltarão a ser disponibilizados aos demais interessados.

 

 

3) Autorização para Saída de Bem Patrimonial: Quando necessário que algum bem patrimonial seja retirado das repartições internas da UFPel, é obrigatório a solicitação de autorização ao Núcleo de Patrimônio.

Para solicitar a autorização a unidade de origem deverá encaminhar ao Núcleo de Patrimônio o documento “AUTORIZAÇÃO PARA SAÍDA DE BEM PATRIMONIAL” , conforme orientações disponíveis em POP 09.4 Solicitação de Autorização para Retirada de Bens Patrimoniais. Somente após a autorização é que a Unidade de origem poderá providenciar a retirada do bem permanente das dependências da UFPel.

 

Cabe reforçar que:

  • O retorno do Equipamento à UFPel é de inteira responsabilidade da Unidade no qual o equipamento está registrado.
  • Orientamos para que a unidade fique com a comprovação de entrega do bem permanente para terceiro.