Professor do PPGQ/CCQFA recebe Prêmio Hans Viertler de Jovem Pesquisador

Prof. André Ricardo Fajardo

O Professor André Ricardo Fajardo, do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) e do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) recebeu no último dia 24 de novembro durante a 44ª Reunião Anual Virtual da SBQ o Prêmio Hans Viertler oferecido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). A distinção foi outorgada em função da excelência da contribuição de Fajardo à área de química de polímeros e materiais, como jovem pesquisador com até 35 anos.

Fajardo é Bacharel (2007) e Mestre (2009) em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Em 2008 foi transferido de nível para o Doutorado pela mesma Universidade e defendeu sua Tese em 2013. Realizou doutorado no Grupo de Materiais Poliméricos e Compósitos (GMPC) do Departamento de Química (UEM) com período sanduíche (2012-20213) no Centre de Recherches sur les Macromolecules Vegetales (CERMAV) em Grenoble (França). Atualmente é Professor Adjunto C3 do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Coordenador-Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ-UFPel) (2021-2023). Coordenou o PPGQ (2017-2021) e foi Diretor da Regional Sul da Associação Brasileira de Polímeros (ABPol) (2019-2021). Pesquisador no Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento de Compósitos e Materiais Poliméricos (LaCoPol). Realiza pesquisas com polímeros naturais (polissacarídeos) e sintéticos para o preparo de materiais e compósitos poliméricos visando sua aplicação nas áreas de biomateriais, agricultura, ambiental e catálise.

Esta entrada foi publicada em NOTÍCIAS. Adicione o link permanente aos seus favoritos.