Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil / Academia Nacional de Farmácia, elege Pesquisadora do PPGQ como Membro Titular.

A professora Márcia Foster Mesko, foi eleita como membro titular da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/ Academia Nacional de Farmácia e ocupará a Cadeira de número 46 da Seção de Ciências Físicas e Químicas, que tem como Patrono Deusdedit Batista da Costa. Os antecessores desta cadeira foram: Antonio Joaquim Damásio (Fundador) e Celso Figueiredo Bittencourt (Acadêmico Emérito). A pesquisadora será empossada em cerimônia virtual no mês de novembro 2020 e a solenidade presencial ocorrerá em 2021, em momento oportuno.

A professora Márcia foi indicada para a Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/ Academia Nacional de Farmácia devido a sua forte atuação na interface entre a área de Química e Farmácia. Dentre as atividades da docente, destaca-se a atuação como Química da Farmacopeia Brasileira por mais de 04 anos e como pesquisadora do INMETRO/RJ atuando no desenvolvimento dos primeiros materiais de referência certificados de diclofenaco sódico e captopril no Brasil. Na UFPel, a professora fez parte do núcleo proponente do Curso de Bacharelado em Farmácia, do qual foi coordenadora por mais de 03 anos. Além disso, a professora Márcia é pesquisadora em temas relacionados ao controle de contaminantes em insumos farmacêuticos, medicamentos, cosméticos e alimentos. Vale enfatizar que a interdisciplinaridade sempre esteve presente em seus objetivos profissionais, e a professora recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais por sua atuação, especialmente na área de Química Analítica.

No início de 2020, a professora Márcia foi empossada como Membro Afiliada da Academia Brasileira de Ciências, sendo reconhecida por duas academias científicas de grande respeitabilidade no mesmo ano, o que o PPGQ considera uma grande distinção.

A professora Márcia é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Pq 1D) e coordena, desde seu ingresso na UFPel, o Laboratório de Controle de Contaminantes em Biomateriais.

O PPGQ parabeniza a Profa. Dra Márcia Foster Mesko por mais esta grande distinção, e deseja que estas conquistas continuem alavancando às suas pesquisas, assim como impulsionando e inspirando a formação de novos pesquisadores.

 

 

 

Esta entrada foi publicada em NOTÍCIAS. Adicione o link permanente aos seus favoritos.