Apresentação do Programa

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da UFPel iniciou como PPG em Endodontia, no ano de 1976. Nos anos 90, foi criada a área de concentração Dentística e, em 2001, a área de Endodontia foi desativada. Em 2003, foi aprovado o doutorado em Dentística,. Em 2006, o PPGO abriu a área de concentração Odontopediatria e,  a partir de 2009, passou a contar com as áreas Diagnóstico Bucal, Materiais Odontológicos e Prótese Dentária, funcionando desta forma até 2016. A partir de 2017 e fruto de uma reformulação didática, organizacional, pedagógica e buscando qualificação na formação discente, o PPGO-UFPel passou a contar com duas áreas de concentração: Clínica Odontológica e Biomateriais e Biologia Oral. Ambas áreas admitem a formação com ênfases específicas. A partir de 2019, considerando-se a demanda local, o PPGO passa a contar com a ênfase em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e abre sua terceira área de concentração, em nível de mestrado e doutorado: Saúde Bucal Coletiva. 

Prédio da FO-UFPel.

PPGO-UFPel

A reestruturação teve a finalidade de promover ajustes necessários ao ótimo funcionamento do Programa, aumentar a abrangência em termos de captação de docentes e formação de recursos humanos e, ao mesmo tempo, aumentar a interconectividade entre as áreas e linhas de pesquisa existentes. Na área de Clínica Odontológica, o discente poderá ter a formação com ênfases dentro das seguintes especialidades odontológicas:  Dentística e Cariologia, Diagnóstico Bucal, Endodontia, Odontopediatria, Periodontia e Prótese Dentária. Na área de Biomateriais e Biologia Oral, as seguintes ênfases são admitidas: Materiais Odontológicos, mantendo uma formação mais ligada ao ensino e pesquisa na área odontológica, e Inovação Tecnológica, com maior proximidade com empresas, setor produtivo e pesquisa básica. Essa reestruturação visou também aproximar a formação de recursos humanos pelo PPGO às diretrizes nacionais para cursos de graduação em Odontologia e ao Projeto Pedagógico do Curso de Odontologia da UFPel. Além disso, espera-se poder aprimorar a qualificação da formação dos recursos humanos para atuação em diferentes frentes dentro do serviço, academia, pesquisa, inovação, indústria, etc.

O PPGO constitui hoje referência nacional de pesquisa e pós-graduação na área de Odontologia e encontra-se em maduro processo de internacionalização. Com isso, manteve a nota 6, atingida por poucos dos mais de 100 PPGs da área. Uma leitura detalhada do parecer da última quadrienal indica que o programa atuou de forma competente e preencheu todos os critérios quali e quantitativos considerados relevantes pela área de odontologia da CAPES. Dessa forma, o grupo entende que o trabalho vem sendo feito de forma correta, à despeito da enorme dificuldade de fazê-lo num estado que tem investido pouco em pesquisa.

Sala de estudos do PPGO.

Laboratório Pré-clínica

Ainda, o RS é o estado com maior número de doutores per capita do país, o que aumenta a competitividade pelo pouco recurso disponível. Soma-se a isso a substancial redução dos recursos públicos federais nos últimos anos que foram tão importantes para o crescimento e consolidação do Programa. O grupo do PPGO-UFPel tem sido considerado jovem e com caminho ainda a percorrer; entretanto, os indicadores numéricos e qualitativos indicam que o caminho e projeção trilhados e alcançados pelo Programa são comparáveis aos grupos e programas localizados em grandes centros. Nos últimos anos, houve sólido processo de amadurecimento de todas as atividades desenvolvidas, de forma a caracterizar um PPG que se preocupe com a formação qualificada de recursos humanos porém entendendo o papel da pós-graduação no Brasil no desenvolvimento social, de ciência e tecnologia.

É importante ressaltar que todos os alunos, durante a realização do estágio de docência, têm assegurados ótimo espaço para a formação docente, com contato importante dos pós-graduandos com alunos de graduação. As disciplinas têm sido formuladas e desenvolvidas de forma a permitir que uma sólida formação seja assegurada, considerando suas diferenças entre os níveis Mestrado e Doutorado. A reestruturação do Programa foi acompanhada de ajustes e modernização das disciplinas ofertadas e modalidades para cumprimento de créditos. Mesmo considerando as limitações locais, regionais e de financiamento recente, o PPGO possui excelente infraestrutura de coordenação, auditório, salas de alunos e laboratórios de pesquisa, frutos de diversas reformas realizadas ao longo dos anos e da destacada capacidade do corpo docente em captar recursos financeiros de diferentes fontes.

Laboratório de Microbiologia