Disciplinas ofertadas

Ementa das disciplinas ofertadas pelo PPGO distribuídas em ordem alfabética:

Mestrado

Bioestatística

Conceitos Básicos de Estatística. Análise descritiva de dados. Testes de hipóteses e intervalos de confiança. Testes de comparação de médias de dois ou mais grupos. Métodos não-paramétricos. Regressão linear e testes de correlação. Teste de Comparação de duas proporções e tamanho e poder da amostra.


Bioética

A Disciplina de Bioética está voltada ao estudo relativo à conceituação, discussão e compreensão dos vários aspectos da ética e da bioética como ética aplicada. Compreende uma reflexão sobre as implicações éticas nas mais variadas circunstâncias que se relacionam ao estudo, à pesquisa e à prática odontológica. OBJETIVO GERAL: A Disciplina objetiva dar condições ao estudante de Pós-Graduação, de entender e avaliar as implicações éticas nas mais variadas circunstâncias em que se defronta no seu exercício profissional.


Clínica de Especialidade em Diagnóstico Bucal

Esta atividade visa exercitar o aluno junto às atividades relacionadas com a clínica incluindo exercicos de diagnostico multidisciplinar, planejamento e tratamento nos casos - quando cabível.


Clínica de Especialidade em Odontopediatria

A disciplina compreende o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente; a educação para a saúde bucal junto ao núcleo familiar e considerando os aspectos socioeconômicos e culturais, e a integração desses procedimentos com os dos outros profissionais da área da saúde. A partir disso, e da discussão de tema de interesse para a prática clínica, busca-se a atenção integral do paciente infantil e a inter-relação com as disciplinas estudadas.


Clínica de Reabilitação Oral I

A referida disciplina possui o escopo de propiciar ao aluno o atendimento clínico de pacientes com necessidades restauradoras e protéticas durante um semestre. Além das execuções dos procedimentos os alunos deverão obter conhecimento teórico para a execução de um adequado planejamento do caso clínico em questão além de praticarem durante as atividades clínicas tomadas fotográficas dos casos clínicos, com vistas a auxiliar no planejamento e na obtenção de material didático para futuros momentos de exposição e discussão dos casos. Nessa disciplina será dado maior enfoque a casos clínicos de menor complexidade, mas que possam envolver qualquer área do conhecimento dentro da Prótese Dentária.


Clínica de Reabilitação Oral II

Propiciar ao aluno habilidade para o atendimento clínico de pacientes com necessidades restauradoras e protéticas e o conhecimento teórico para promover adequado planejamento e execução do caso clínico. Os alunos deverão registrar os procedimentos clínicos executados através de fotografias para posterior elaboração de material didático, exposição e discussão dos tratamentos realizados. Deverão ser fundamentados em evidência científica as indicações e limitações das diferentes técnicas e materiais dentários usados na reabilitação oral. Nessa disciplina, será propiciado o atendimento de casos clínicos que envolvam maior dificuldade técnica.


Clínica Integrada I

A referida disciplina possui o escopo de propiciar ao aluno o atendimento clínico de pacientes com necessidades odontológicas, de diferentes especialidades e complexidades durante um semestre. Além das execuções dos procedimentos os alunos deverão obter conhecimento teórico para a execução de um adequado planejamento do caso clínico em questão além de praticarem durante as atividades clínicas tomadas fotográficas dos casos clínicos, com vistas a auxiliar no planejamento e na obtenção de material didático para futuros momentos de exposição e discussão dos casos.


Clínica Integrada II

A referida disciplina possui o escopo de propiciar ao aluno o atendimento clínico de pacientes com necessidades odontológicas, de diferentes
especialidades e complexidades durante um semestre. Além das execuções dos procedimentos os alunos deverão obter conhecimento teórico para a execução de um adequado planejamento do caso clínico em questão além de praticarem durante as atividades clínicas tomadas fotográficas dos casos clínicos, com vistas a auxiliar no planejamento e na obtenção de material didático para futuros momentos de exposição e discussão dos casos.


Didática Aplicada

A disciplina visa analisar e ressaltar a importância da didática na preparação e formação do professor
universitário e fundamentar princípios pedagógicos e didáticos que objetivam otimizar o desempenho do
docente do ensino da odontologia. Visa o estudante para elaboração de material didático para o ensino de
graduação, treinar o estudante para estruturação e apresentação de aulas teóricas e demonstrações
práticas, fundamentados em conhecimentos técnicos e científicos.


Dissertação em Odontologia I

A disciplina compreende o desenvolvimento do trabalho de dissertação de mestrado pelo discente, que se inicia na redação do projeto e, ao longo do curso, tem seu desenvolvimento concluído, culminando na defesa da dissertação. Ao emitir semestralmente conceitos "satisfatório" ou "não-satisfatório" para esta disciplina, o aproveitamento do discente é acompanhado ao longo do curso.


Dissertação em Odontologia II

A disciplina compreende o desenvolvimento do trabalho de dissertação de mestrado pelo discente, que se inicia na redação do projeto e, ao longo do curso, tem seu desenvolvimento concluído, culminando na defesa da dissertação. Ao emitir semestralmente conceitos "satisfatório" ou "não-satisfatório" para esta disciplina, o aproveitamento do discente é acompanhado ao longo do curso.


Dissertação em Odontologia III

A disciplina compreende o desenvolvimento do trabalho de dissertação de mestrado pelo discente, que se inicia na redação do projeto e, ao longo do curso, tem seu desenvolvimento concluído, culminando na defesa da dissertação. Ao emitir semestralmente conceitos "satisfatório" ou "não-satisfatório" para esta disciplina, o aproveitamento do discente é acompanhado ao longo do curso.


Dissertação em Odontologia IV

A disciplina compreende o desenvolvimento do trabalho de dissertação de mestrado pelo discente, que se inicia na redação do projeto e, ao longo do curso, tem seu desenvolvimento concluído, culminando na defesa da dissertação. Ao emitir semestralmente conceitos "satisfatório" ou "não-satisfatório" para esta disciplina, o aproveitamento do discente é acompanhado ao longo do curso.


Estágio de Docência I

Estágio e docência no Ensino Superior: saberes e práticas. Formação de professor e identidade docente. Didática no Ensino Superior e processo de ensino: abordagens, fundamentos e componentes operacionais. A Relação professor-aluno-conhecimento no Ensino Superior. Planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem. A sala de aula e a organização do trabalho pedagógico: Tecnologias da informação e comunicação, sequência didática, portfólio e mapas conceituais.


Estágio de Docência II

Estágio de docência no Ensino Superior: saberes e práticas. Continuidade da disciplina "Estágio de Docência I", esta objetiva a inserção do discente em práticas laboratoriais ou clínicas de menor complexidade no intuito de familiarizar o discente com o ambiente de docência e contato com discentes de graduação.


Estágio de Docência III

A presente disciplina busca oferecer estímulos pedagógicos adequados através do estudo da prática e dos métodos pedagógicos aplicados à Odontologia bem como da vivência e participação supervisionada dos alunos de pós-graduação nas diversas disciplinas laboratoriais e clínicas do Curso de Graduação em Odontologia, abrangendo o preparo do plano de ensino, planejamento das aulas, preparo do material didático, orientação clínica/laboratorial e processos de avaliação.


Estágio de Docência IV

Essa disciplina tem como objetivo inserir o estudante de pós-graduação nas atividades práticas da vida docente. Os estudantes terão oportunidade de acompanhar os docentes responsáveis em atividades teóricas e práticas do curso de graduação. Os estudantes terão suas atividades sempre direcionadas e superviosionadas por docentes para permitir interação nas aulas teóricas e orientação deprocedimentos clínicos/laboratoriais de complexidade condizente com os conhecimentos do estudante.


Formação Específica em Dentística e Cariologia I

O objetivo desta disciplina será instrumentar o acadêmico a entender o processo de saúde-doença, identificar os sinais clínicos da doença cárie e de outras alterações regressivas dentárias, estabelecer o diagnóstico da condição clínica dos pacientes, elaborar um plano de tratamento integrado baseado em evidências e realizar as intervenções necessárias para a sua implementação.


Formação Específica em Dentística e Cariologia II

O objetivo da disciplina é estimular que o aluno desenvolva o senso de integralização de todos os princípios técnicos da Dentística Restauradora e Estética. Assim, a disciplina visa: facilitar a reciclagem dos procedimentos técnico-científicos necessários para restabelecer e manter a saúde bucal, bem como do comportamento no ambiente odontológico; permitir ao aluno bases científicas para tomada de decisões clínicas reforçadas pela odontologia baseada em evidências; permitir a formação de um profissional clínico geral, com conhecimento técnico- científico e habilitado para restabelecer e manter a saúde bucal do ser humano, com forte base filosófica no paradigma de conhecimentos em Dentística Restauradora Estética. Desta forma, o aluno deverá ter atingido os requisitos necessários para apresentar um planejamento integralizado com base na promoção de saúde, bem como ter reciclado o conhecimento a respeito dos seguintes itens: princípios gerais dos preparos cavitários, instrumentais e técnicas dos preparos cavitário/restaurações diretas. Propiciar a escolha do material apropriado nas diversas aplicações, reconhecendo suas propriedades e requisitos para aplicação, somando-se ao manuseio e conservação adequada do mesmo com base em evidência científica atual, e assim, ao final desta tenha desenvolvidos requisitos necessários para um planejamento e tratamento integralizado. Além disso, será avaliado a forma como o aluno é capaz de executar, bem como as possíveis maneiras de difundir estes conhecimentos a outros discentes. Para isso, estes alunos poderão realizar abordagens pré-clínicas ou clínicas, de acordo com o planejamento didático dos coordenadores da disciplina.


Formação Específica em Diagnóstico Bucal I

A Disciplina aborda as principais desordens que acometem a mucosa bucal - incluindo àquelas de natureza imunológica, infecciosa, além dos processos neoplásicos de origem epitelail (benignos e malignos), abordando aspectos epidemiológicos, etiopatogenéticos, histopatológicos, mecanismos moleculares envolvidos na carcinogênese, comportamento biológico, diagnóstico/diagnósticos diferenciais, tratamento e prognóstico.


Formação Específica em Diagnóstico Bucal II

A disciplina trata das principais neoplaisas mesenquimais (benignas e maligmas) além das lesões intra-ósseas, tanto de origem odontogênica, quanto as não odontogênicas que acometem o complexo bucomaxilofacial, tendo por objetivo enfocar seus aspectos epidemiológicos, etiopatogenéticos,clínicos/imaginológicos, histopatológicos, moleculares, diagnóstico/diagnósticos diferenciais, terapêuticos e prognósticos.


Formação Específica em Endodontia CTBMF I

O objetivo dessa disciplina é discutir em alto nível os aspectos atuais da CTBMF no que tange a aplicabilidade clínica das pesquisas e inovações tecnológicas da área, capacitando o aluno a ter consciência crítica e capacidade de tomada de decisão nos diversos tratamentos envolvidos com esses recursos. Dispertar a curiosidade para o desenvolvimento de soluções terapêuticas que atendam as demandas atuais da especialidade. Os assuntos serão abordados na forma de seminários apresentados pelos alunos, por assuntos sorteados na primeira aula abragendo os tópicos de forma dinâmica e integrada. Os alunos serão avaliados de forma contínua durante as apresentações dos seminários quanto a profundidade, a postura e desenvolvimento oral e aspectos pedagógicos, além disso, a avaliação fica condicionada a entrega de um artigo submetido para publicação em periódico indexado no mínimo Qualis B1 dentro dos tópicos abordados na disciplina.


Formação Específica em Endodontia CTBMF II

O objetivo dessa disciplina é dar continuidade na discussão em alto nível dos aspectos atuais da CTBMF no que tange a aplicabilidade clínica das pesquisas e inovações tecnológicas da área, capacitando o aluno a ter consciência crítica e capacidade de tomada de decisão nos diversos tratamentos envolvidos com esses recursos. Aprofundar o desenvolvimento de soluções terapêuticas que atendam as demandas atuais da especialidade. Os assuntos serão abordados na forma de seminários apresentados pelos alunos, por assuntos sorteados na primeira aula abragendo os tópicos de forma dinâmica e integrada. Os alunos serão avaliados de forma contínua durante as apresentações dos seminários quanto a profundidade, a postura e desenvolvimento oral e aspectos pedagógicos, além disso, a avaliação fica condicionada a entrega de um artigo submetido para publicação em periódico indexado no mínimo Qualis B1 dentro dos tópicos abordados na disciplina.


Formação Específica em Endodontia I

Proporcionar ao aluno conhecimento teórico sobre avanços tecnológicos no tratamento endodôntico. Além disso, estudar a epidemiologia endodôntica e discutir temas polêmicos dentro da Especialidade. Proporcionar conhecimentos teóricos sobre diferentes técnicas e materiais disponíveis. Objetivo geral: Estimular a discussão pelos alunos sobre conhecimentos científicos através da integração dos conhecimentos teóricos com a prática clínica, possibilitando o ensino da Endodontia baseada em evidência científica.


Formação Específica em Endodontia II

Proporcionar ao aluno conhecimento teórico sobre metodologias utilizadas nos estudos na área de Endodontia. A Disciplina abordará os fundamentos necessários para orientar os alunos na leitura, compreensão e avaliação crítica da literatura endodôntica, específica e correlata das disciplinas vinculadas ao curso, com ênfase na elaboração da metodologia, apresentação e interpretação de dados científicos, bem como nos aspectos importantes para análise da confiabilidade das informações observadas. Além disso, proporcionar conhecimento a respeito de conceitos microbiológicos, imunológicos e de biologia molecular/celular aplicados à Endodontia e Endodontia Regenerativa.


Formação Específica em Odontopediatria I

A disciplina estuda os aspectos de crescimento, desenvolvimento e avaliação da criança, abordando todos estes aspectos do recém-nascido até o adolescente, com o intuito de trabalhar com os aspectos da história de vida do paciente que poderão auxiliar no diagnóstico da condição bucal e no plano de tratamento do paciente. Além disso, a disciplina visa, sob a supervisão de docentes, aprimorar metodologias de ensino e a capacidade didática do discente em Odontopediatria.


Formação Específica em Odontopediatria II

A disciplina aborda aspectos psicológicos na clínica em Odontopediatria, abordagem farmacológica e não farmacológica do comportamento e o controle da dor no paciente infantil. Além disso, fornece conhecimentos fundamentais de outras áreas da saúde que tenham relação com a Odontopediatria. Visa também qualificar a capacidade didática do discente em Odontopediatria.


Formação Específica em Periodontia I

Proporcionar ao aluno conhecimento teórico sobre etiologia e classificação das doenças periodontais. Além disso, estudar os tratamentos químicos locais e sistêmicos e mecânicos locais utilizados para o controle dos fatores etiológicos envolvidos no estabelecimento das doenças periodontais. Proporcionar conhecimentos teóricos das técnicas não cirúrgicas e cirúrgicas utilizadas no tratamento da doença periodontal inflamatória crônica e agressiva. Avaliar os recursos utilizados na manutenção da saúde dos tecidos periodontais de suporte após a execução da terapia periodontal não cirúrgica e/ou cirúrgica. Objetivo geral: Estimular a discussão pelos alunos sobre conhecimentos científicos da manifestação das doenças periodontais e da progressão dessas lesões. Facilitar a aprendizagem dos procedimentos existentes para detecção, controle e tratamento das doenças periodontais.


Formação Específica em Periodontia II

Proporcionar ao aluno conhecimento teórico sobre etiologia das doenças periodontais. Além disso, proporcionar conhecimentos teóricos sobre conceitos microbiológicos, imunológicos e de biologia molecular/celular aplicados às doenças periodontais. Abordar conceitos atuais de terapias adjuntas ao tratamento periodontal básico. Abordar conceitos atuais sobre interação da periodontia com outras áreas da saúde.


Formação Específica em Prótese Dentária I

Objetivo Geral: Capacitar o aluno a elaborar material didático sobre diferentes tópicos relacionados à Prótese Dental. Propiciar o conhecimento sobre a melhor forma didática e visual para abordar determinado assunto, dentro de tempo determinado e baseado em evidência científica. Finalmente, busca-se melhorar o desempenho e desenvoltura do aluno como orador e apresentador.


Formação Específica em Prótese Dentária II

A referida disciplina possui o escopo de discutir metodologias de pesquisa científica empregadas na área de Prótese Dentária. Metodologias laboratoriais, clínicas e epidemiológicas serão selecionadas pelos professores e repassadas aos alunos, os quais terão que pesquisar sobre os temas sugeridos e realizar apresentação do conteúdo para o restante da turma na forma de seminário. O estudo e discussão dessas metodologias visa propiciar oportunidade de desenvolver o senso crítico do aluno e o interesse quanto aos diversos aspectos que envolvem o delineamento de um projeto.


Formação Integrada

A disciplina de Formação integrada do PPGO UFPel visa a formação integrada e qualificada do discente, tornando-o apto ao atendimento multiprofissional, de caráter interdisciplinar, integrando-se os elementos semiológicos de cada área, em vista de uma avaliação global, que gere tratamento integrado dentro da Clínica Odontológica. Adicionalmente, as atividades visam complementar a formação didático-pedagógica dos pós-graduandos.


Metodologia de Pesquisa

A disciplina busca discutir os pressupostos instrumentais da produção do conhecimento científico desenvolvendo noções de ciência, metodologia, pesquisa e também dos diferentes paradigmas que envolvem a ciência. A disciplina ainda aborda as diferentes fases de desenvolvimento de um projeto de pesquisa, a problematização e contextualização da pergunta de pesquisa, as possíveis falhas e limitações metodológicas, as formas de análise dos resultados e a elaboração das conclusões, procurando instrumentalizar os alunos na formulação de seus projetos de dissertação.


Doutorado

Advances in Restorative Dentistry

Innovation is constant in restorative dentistry. Every year new technologies, materials and techniques are available for clinical use. The aim of this course is to discuss how recent advances in restorative dentistry may impact positively or negatively the clinical practice.


Applied Scientific Methodology


Bioestatística Avançada

A Disciplina de Bioestatística avançada tem por objetivo apresentar metodologias de análise de dados em estudos na área de Odontologia que não são abordadas na disciplina de Biostatística Básica devido a sua maior complexidade. Essas metodologias incluem análise de dados de estudos epidemiológicos, clínicos e laboratorias com diferentes delineamentos. O objetivo é que o discente se familiarize com a utilização e interpretação dos metodos abordados por meio da realização de atividades práticas e exercícios.


Bioestatics Applied to Dentistry


Capacitação em Edição de Imagens I

O objetivo dessa disciplina é propiciar ao aluno de pós-graduação noções básicas sobre a possibilidade de aplicação do software Adobe Photoshop, tendo como foco a utilização de tal ferramenta para melhoria de seus materiais didáticos, dentre outras possbilidades como a criação/edição de imagens ou esquemas gráficos para artigos científicos. A disciplina será ministrada em forma de curso teórico-prático, voltado para iniciantes, e abordará as ferramentas mais utilizadas para edição e/ou criação de imagens do programa. Nesse contexto, tais ferramentas serão apresentadas em caratér teórico-prático de modo a estimular os alunos a desenvolverem a competência necessária para a utilização de tal software. Como objetivo prático, o aluno deverá entregar, ao final do módulo, os exercícios enviados pelo docente, que consistirão na criação e edição de imagens utilizando o Photoshop.


Capacitação em Edição de Imagens II

O objetivo dessa disciplina é propiciar ao aluno de pós-graduação noções básicas sobre a possibilidade de aplicação do software Corel Draw, tendo como foco a utilização de tal ferramenta para melhoria de seus materiais didáticos, dentre outras possibilidades como a criação/edição de esquemas gráficos para artigos científicos. A disciplina será ministrada em forma de curso teórico-prático, voltado para iniciantes, e abordará as ferramentas mais utilizadas do programa. Nesse contexto, tais ferramentas serão apresentadas em caráter teórico-prático de modo a estimular os alunos a desenvolver a competência necessária para a utilização de tal software. Como objetivo prático, o aluno deverá entregar, ao final do módulo, os exercícios enviados pelo docente, que consistirão na criação e vetorização de imagens e esquemas utilizando o Corel Draw.


Cancer Research


Clinical Trials


Comunicação Efetiva em Ciência

Comunicação em ciência possui uma ampla definição. Esse tema envolve qualquer atividade de transmissão de informações relatadas com ciência de uma paessoa para outra, seja através de comunicação oficial entre revisores e editores, até a postagem de um tweet em uma rede social. Essa disciplina tem como finalidade desenvolver a habilidade dos discentes e pós-graduação em comunicação científica, discutindo os passos críticos para construção de apresentações e textos efetivos, e abordando os principais erros a serem evitados nesse tipo de comunicação.


Critical Appraisal of Dental Science – EAD

Os conceitos atuais em odontologia baseada em evidências assumem que todos os dentistas devem identificar evidências sólidas para o processo de tomada de decisão, adaptando essas evidências às necessidades culturais e ambientais. Esta unidade curricular pretende fornecer ferramentas e discutir métodos para desenvolver nos alunos capacidades para realizar uma avaliação crítica da ciência, com ênfase na medicina dentária.


Decision Making in dentistry


Ensaios Clínicos em Odontologia

Esta disciplina abordará aspectos relacionados ao planejamento, condução e análise de estudos clínicos de interesse odontológico, com ênfase no delineamento e aspectos relacionados a ensaios clínicos randomizados. Ao o final da disciplina o aluno deverá ser capaz de demonstrar conhecimentos sobre: planejamento, logística, desenvolvimento e avaliação dos desfechos dos ensaios clínicos de interesse na odontologia.


Estágio de Docência e Orientação de Iniciação Científica I

Disciplina que envolve os discentes de doutorado na rotina de docência no ensino superior, incluindo a participação destes em aulas teóricas, monitoria em atividades práticas laboratoriais e/ou clínicas da Faculdade de Odontologia. Ainda, nesta disciplina o doutorando deverá orientar alunos de graduação no desenvolvimento de projetos de iniciação científica.


Estágio de Docência e Orientação de Iniciação Científica II

Disciplina que envolve os discentes de doutorado na rotina de docência no ensino superior, incluindo a participação destes em aulas teóricas, monitoria em atividades práticas laboratoriais e/ou clínicas da Faculdade de Odontologia. Ainda, nesta disciplina o doutorando deverá orientar alunos de graduação no desenvolvimento de projetos de iniciação científica.


Estágio de Docência e Orientação de Iniciação Científica III

Disciplina que envolve os discentes de doutorado na rotina de docência no ensino superior, incluindo a participação destes em aulas teóricas, monitoria em atividades práticas laboratoriais e/ou clínicas da Faculdade de Odontologia. Ainda, nesta disciplina o doutorando deverá orientar alunos de graduação no desenvolvimento de projetos de iniciação científica.


Estágio de Docência e Orientação de Iniciação Científica IV

Disciplina que envolve os discentes de doutorado na rotina de docência no ensino superior, incluindo a participação destes em aulas teóricas, monitoria em atividades práticas laboratoriais e/ou clínicas da Faculdade de Odontologia. Ainda, nesta disciplina o doutorando deverá orientar alunos de graduação no desenvolvimento de projetos de iniciação científica.


Gerenciamento da Carreira Docente e Administração Acadêmica

O objetivo dessa disciplina é familiarizar os alunos com conceito de inovação. Tipos de inovação. Evolução conceitual e teórica da relação entre Ciência, Tecnologia e Inovação. Estratégias de Inovação. Inovação e Competitividade. Difusão de Inovações. Inovação e especificidades setoriais. Inovação e internacionalização de empresas. Planejamento e gestão do processo de inovação. Indicadores de inovação. Políticas públicas para inovação. Gerenciamento de Projetos e Ferramentas auxiliares para Gerenciamento de Projetos.


Innovations in Oral and Maxillofacial Surgery

O objetivo deste curso é discutir em alto nível as atuais inovações e perspectivas em Cirurgia Oral e Maxilofacial através de aulas
presenciais e/ou via webinar com a participação de professores internacionais - Mario Santagata e Salvatore D'Amato da Università
degli Studi della Campania Luigi Vanvitelli, Nápoles, Itália; Philipp Jürgens e Florian Thieringer da Universidade de Basileia, Suíça;
Achille Tarsitano da Universidade de Bolonha; e Jan Hirsch da Universidade de Uppsala, Suécia. A disciplina abordará: planejamento virtual,realidade aumentada, impressões 3D, navegação cirúrgica, análise de elementos finitos, scaffolds e biomateriais, etc.


Journology


Jornalogia e Ética em Publicações Científicas

Todas as palestras e exercícios serão realizados na língua inglesa. Journology tratará de aspectos relacionados às diretrizes de elaboração de relatórios, revisões por pares de estudos de saúde bucal e transparência na pesquisa em saúde. Será dada ênfase às directrizes de notificação mais utilizadas, ao impacto da sua utilização na investigação e questões de saúde e à qualidade da revisão pelos pares. Objetivos: ao final, o aluno será capaz de escolher a melhor diretriz de relato a ser usada para redigir um protocolo/artigo e utilizar as diretrizes de relato para realizar uma revisão por pares de estudos com foco em odontologia.


Materiais Dentários

A disciplina visa discutir, por meio da modalidade EAD, propriedades e características de materiais de uso odontológico no sentido de, por meio de avaliações laboratoriais, prever o desempenho clínico destes. Será dado foco a materiais contemporâneos e novas tendências no desenvolvimento de materiais e técnicas de uso odontológico. Parte da disciplina ocorrerá na modalidade presencial, com apresentação de seminários pelos discentes matriculados.


Métodos de Avaliação em Biologia Oral

O objetivo desta disciplina é realizar uma breve introdução sobre diferentes metodologias de investigação em biologia oral, seguido de uma análise de seu papel na odontologia clínica. É feito referência a várias áreas de investigação com ênfase na biologia óssea, mecanismos de inflamação, viabilidade celular, imunologia oral e microbiologia oral e engenharia tecidual.


Métodos de Estudos Epidemiológicos

A disciplina tem por objetivo introduzir conceitos básicos em Epidemiologia relacionados à inferência epidemiológica e ao planejamento e condução de estudos epidemiológicos. Busca aprofundar o conhecimento em aspectos teóricos e práticos relacionados aos principais tipos de estudos utilizados em Epidemiologia e nas técnicas de análise e interpretação de resultados obtidos nos estudos epidemiológicos.


Metodologias de Investigação em Biomateriais

O objetivo dessa disciplina é instrumentalizar os alunos para o uso de metodologias de investigação de materiais em laboratório (in vitro). Para tanto, será proporcionado condições para domínio de métodos e ensaios de caracterização, com ênfase nas principais metodologias empregadas para caracterização de biomateriais odontológicos.


Oral health epidemiology


Preparo de Material Didático

O objetivo dessa disciplina é propiciar ao aluno de pós-graduação o desenvolvimento de competências e habilidades de elaboração de material didático qualificado e planejamento organizacional de atividades acadêmicas com emprego de metodologias inovadoras.


Peer review workshop


Redação Científica

O objetivo dessa disciplina é propiciar ao aluno de pós-graduação noções básicas sobre a redação de artigos científicos, tendo como foco o delineamento do manuscrito, detalhamento dos capítulos envolvidos e foco na redação científica. São abordados ainda a necessidade de publicação científica, bases de dados, ética em publicação, sistemas de indexação de periódicos, indicadores bibliométricos e classificação de periódicos. Como objetivo prático para alunos trabalhando com tutores, deverá ser entregue ao final do módulo artigo redigido com base em dados experimentais próprios, que deve ser enviado a periódico científico em prazo determinado durante a disciplina.


Redação de Projetos e Documentos Tecnológicos

Proporcionar ao aluno uma formação para concepçào, planejamento, redação e acompanhamento de projetos tecnológicos em todas as fases. Sensibilizar o aluno para a busca de informações em banco de patentes e da importância da busca de anterioridade no planejamento de projetos científicos e tecnológicos. A disciplina também tem como o objetivo o exercício desenvolver as habilidades necessárias para a redação tecnológica bem como as demais estratégias de proteção industrial.


Revisão Sistemática e Meta-Análise

Esta disciplina abordará aspectos relacionados ao planejamento, desenvolvimento de protocolo e realização de reivsões sistemáticas e meta-análises na área da saúde. Ênfase será dada às revisões sistemáticas de ensaios clínicos, estudos observacionais e estudos in vitro e à construção de evidência em odontologia. A disciplina também abordará meta-análise e meta regressão como ferramentas analíticas para análise de dados secundários. Objetivo Geral: ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de escolher o tema, delinear, escrever protocolo e desenvolver uma revisão sistemática dentro da temática do seu trabalho de conclusão. Ainda, deverá ter desenvolvido o senso crítico para a avaliação de revisões sistemáticas e para trabalhar dentro da lógica da odontologia baseada em evidências.


Research with Oral Biofilms and Mouth Simulation


Tese em Odontologia I

A disciplina compreende o desenvolvimento do trabalho de tese de doutorado pelo discente, que se inicia na redação do projeto e, ao longo do curso, tem seu desenvolvimento concluído, culminando na defesa da tese. Ao emitir semestralmente conceitos "satisfatório" ou "não-satisfatório" para esta disciplina, o aproveitamento do discente é acompanhado ao longo do curso.


Tese em Odontologia II

A disciplina compreende o desenvolvimento do trabalho de tese de doutorado pelo discente, que se inicia na redação do projeto e, ao longo do curso, tem seu desenvolvimento concluído, culminando na defesa da tese. Ao emitir semestralmente conceitos "satisfatório" ou "não-satisfatório" para esta disciplina, o aproveitamento do discente é acompanhado ao longo do curso.


Tese em Odontologia III

A disciplina compreende o desenvolvimento do trabalho de tese de doutorado pelo discente, que se inicia na redação do projeto e, ao longo do curso, tem seu desenvolvimento concluído, culminando na defesa da tese. Ao emitir semestralmente conceitos "satisfatório" ou "não-satisfatório" para esta disciplina, o aproveitamento do discente é acompanhado ao longo do curso.


Tese em Odontologia IV

A disciplina compreende o desenvolvimento do trabalho de tese de doutorado pelo discente, que se inicia na redação do projeto e, ao longo do curso, tem seu desenvolvimento concluído, culminando na defesa da tese. Ao emitir semestralmente conceitos "satisfatório" ou "não-satisfatório" para esta disciplina, o aproveitamento do discente é acompanhado ao longo do curso.


Tomada de Decisão em Odontologia

A tomada de decisão, de uma maneira geral, pode ser definida como um processo cognitivo que resulta na seleção de uma opção entre várias alternativas. Nas áreas da saúde, especificamente em Odontologia, cada vez mais as decisões são baseadas na melhor evidência científica e pensando na relação custo x efetividade, a fim de minimizar, e quando possível eliminar, erros e diminuir custos atingindo resultados otimizados. Sendo assim, o objetivo da disciplina é fornecer as ferramentas racionais existentes necessárias para melhor tomada de decisão clínica em Odontologia. A disciplina será dada na forma de aulas expositivas apresentadas pelos docentes permanentes e convidados, bem como seminários apresentados pelos discentes.


Tópicos Avançados em Saúde – EAD

Professor Responsável: Marina Sousa Azevedo

Esta disciplina, que se propõe a funcionar na modalidade de Ensino à Distância (EAD), objetiva ampliar os horizontes da formação do docente e pesquisador na área de Odontologia abordando outros aspectos relevantes a formação do profissional de saúde de forma geral. A disciplina inclui abordagem de temas contemporâneos veiculados em artigos científicos, jornais, blogs e outras fontes que abordem prevenção, cuidado e tratamento em saúde humana, incluindo novas metodologias diagnósticas, novas terapêuticas, novos fármacos, análises metodológicas, análises econômicas e outros conteúdos atuais considerados relevantes no contexto da formação em saúde.


Scientific writing


Scientific writing task I


Scientific writing task II