Início do conteúdo
NEMPLUS

O NEMPLuS foi cadastrado como grupo de pesquisa junto ao CNPq no ano de 2020. Grande parte dos pesquisadores associados ao Núcleo desenvolvem suas pesquisas de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica através de bolsas de agências financiadoras como CAPES e  FAPERGS.

O Núcleo tem como tema central investigações sobre processos memoriais e patrimonializantes envolvendo lugares (físicos e simbólicos) que possuem significado traumático para um grupo ou comunidades. Os lugares de memória do sofrimento são lugares que reúnem, simultaneamente, como demonstra Estela Schindel (2009), capital político, potencial pedagógico, valor jurídico documental e significados afetivos. Portanto, enquanto vestígios de um acontecimento traumático, os sítios, quando patrimonializados e musealizados, agregam funções distintas e particulares dentro dos espaços sociais e de tempo em que se inserem.  Esses lugares desempenham, sobretudo, um papel rememorativo e dialético, envolvendo sensibilidades que reafirmam ou contrapõem narrativas de um trauma coletivo que precisa ser gerido pelas sociedades em âmbito local, nacional ou mundial. Além disso, também são atingidos pelos desafios sob os quais outros patrimônios culturais são colocados na atualidade como os conflitos na gestão do espaço, a turistificação e a espetacularização do passado.

Dessa forma, o objetivo central do NEMPLuS é o de pesquisar, debater e refletir sobre as dinâmicas do patrimônio em lugares relacionados com eventos traumáticos e os desafios da transmissão memorial. Nesse sentido, o grupo tem trabalhado com pesquisas nos seguintes eixos:

  • Lugares relacionados às políticas sanitárias;
  • Lugares relacionados à tragédias coletivas;
  • Lugares relativos às violações das ditaduras civis-militares e aos conflitos civis latino-americanos.

O Núcleo associa-se também a uma rede de pesquisadores latino-americanos, contando com os nomes dos professores Ruben Chababo, Universidade Nacional de Rosário, Argentina e Luis Carlos Toro Tamayo, Universidade de Antioquia, Medellin, Colômbia.

Conheça o NEMPLUS:

https://wp.ufpel.edu.br/nemplus/