Oferta de disciplinas e procedimentos de matrícula 2022/01

Disciplina Professor responsável Número de vagas Modalidade de Oferta Dia da semana  e horário
Nutrição Mineral e Adubação de Plantas (0239071) Prof. Filipe Selau Carlos

Híbrida Quartas-feiras às 8h
 Hidrologia (15000750) Profa. Tamara Leitzke Caldeira Beskow

Remota Terças-feiras às 8h
Processos de transferência no sistema solo-água-planta-atmosfera  (0198083) Prof. Luis Carlos Timm

5 vagas Mestrado

5 vagas Doutorado

Remota Quintas-feiras as 14h
Disciplina DME -Estatística Experimental II (0108011) Prof. Gustavo Sessa Fialho

6 vagas Mestrado

3 vagas Doutorado

Remota Terças-feiras às 10h

Informações e Procedimentos:

1 – Alunos Ingressantes mestrado e doutorado 2022/01- > enviar Formulário de matrícula (disponível em downloads) assinado pelo(a) orientador(a), para o e-mail da secretaria, dentro do período de solicitação de matrículas (21 e 22/02/2022).

2 – Alunos não ingressantes -> acessar no cobalto “Aluno>>Cadastro>>Solicitação de matrícula pós”

3 – Docência orientada I (D000488) e II (D000489) -> a coordenação dará prioridade na confirmação de matrículas a alunos em final de curso.

4 – Disciplinas de outros cursos-> após contato com o referido curso e abertura da vaga, enviar Formulário de matrícula (disponível em downloads), assinado pelo(a) orientador(a), para o e-mail da secretaria.

5 – Estudantes da UFPel, formalmente matriculados em outro Programa de Pós-Graduação, interessados em cursar até 2 (duas) disciplina(s) do PPG MACSA -> Contatar o professor responsável pela disciplina via e-mail, e havendo a confirmação de disponibilidade de vaga, enviar solicitação ao PPGMACSA via e-mail (macsa.ufpel@gmail.com), no formato de Carta de Intenções, no prazo de 21/02 a 04/03/2022, indicando justificativa de importância para seu Projeto de Pesquisa e autorização por meio da assinatura do(a) coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação do qual faz parte. Tão logo as solicitações sejam avaliadas em colegiado, em caso positivo, será disponibilizada a vaga na referida disciplina, para posterior matrícula a cargo do Programa do qual o estudante faz parte.

6 – Estudantes externos, formalmente matriculados em Programas de Pós-Graduação de outras Instituições, interessados em cursar até 2 (duas) disciplina(s) do PPG MACSA -> Contatar o professor responsável pela disciplina via e-mail, e havendo a confirmação de disponibilidade de vaga, enviar solicitação ao PPGMACSA via e-mail (macsa.ufpel@gmail.com), no formato de Carta de Intenções, no prazo de 21/02 a 04/03/2022, indicando justificativa de importância para seu Projeto de Pesquisa e autorização por meio da assinatura do(a) coordenador(a) do Programa de Pós-Graduação do qual faz parte. Tão logo as solicitações sejam avaliadas em colegiado, em caso positivo,  documentos comprobatórios e de identificação serão solicitados para a matrícula.