Defesa de Tese de Marcos Tomazetti

No dia 24/05, o mestrando Marcos Tomazetti do Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade, defendeu sua dissertação de Mestrado sendo aprovado, e assim, cumprindo a penúltima etapa para a obtenção do título de Mestre em Fitossanidade. A banca examinadora composta pelos Professores: Edinalvo Camargo (UFPel), Enio Marchesan (UFSM), Anderson Nunes (IFRS-Sertão) e José Parfit (Embrapa Clima Temperado), avaliou sua dissertação intitulada “Dinâmica de herbicidas pré-emergentes em condições de semeadura direta de arroz irrigado”. A mesma foi orientada pelo Prof. Edinalvo Camargo e coorientada pelos Doutores: André Andres, Dirceu Agostinetto, Fabio Schreiber e Luis Avila.

Em seu estudo de mestrado, Tomazetti analisou o controle de capim arroz por diversos herbicidas pré-emergentes e como eles se comportam com a presença de palha de azevém na superfície do solo.

Com base nos resultados obtidos Tomazetti concluiu que no campo a eficácia dos herbicidas oxyfluorfen, pendimethalin e quinclorac foi positivamente afetada pela presença de palha sobre o solo em anos onde há o atraso na ocorrência de chuvas após a aplicação. Em anos de ocorrência de chuvas logo após a aplicação não há influência da palha sobre a eficácia dos herbicidas. Além disso, segundo estudos de laboratório, os herbicidas menos lixiviados na palha do azevém por meio de chuva simulada foram clomazone e pendimethalin, embora tenham se mostrado eficientes no trabalho de campo.

Após a obtenção do título de Mestre em Fitossanidade,Tomazetti retornará à sua cidade Natal, Dom Pedrito (RS), onde trabalhará como Responsável Técnico Titular de campos de produção de sementes (arroz e soja) em uma Empresa da Região.

Publicado em Agenda de Defesas.