Laboratórios de Pesquisa

LEAA – Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais
O LEAA dedica-se aos estudos sobre a heterogeneidade dos espaços rurais, buscando apreender, por um lado, a diversidade na organização socioespacial da agricultura familiar e, por outro, as dinâmicas e identidades territoriais, entendendo o desenvolvimento local e regional como resultante das inter-relações complexas entre natureza e sociedade, ou seja, o ambiente natural e as tradições culturais encontram-se imbricados na construção dos territórios rurais.

LEAGEF – Laboratório de Estudos Aplicados à Geografia Física
Sala 105 do Instituto de Ciências Humanas/UFPel.
O Laboratório de Estudos Aplicados em Geografia Física, constituído no ano de 2012, abrange o conjunto de atividades de pesquisa, ensino e extensão, que enfoquem a compreensão da dinâmica da sociedade/natureza na análise geográfica. Tem como proposta, reunir os professores, pesquisadores, bolsistas e alunos interessados na área de Geografia Física, possibilitando o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão, de forma a promover a produção de conhecimentos, a formação de novos pesquisadores e a disseminação do conhecimento produzido.

LEGA – Laboratório de Educação Geográfica e Ambiental
Sala 116 do Instituto de Ciências Humanas – UFPel.
O LEGA foi instituído no ano de 2009, e tem como objetivo articular o diálogo entre universidade e escola consolidando práticas educativas em prol da formação do professor de Geografia. Hoje, com sua consolidação, compreende os três pilares basilares da Universidade, a pesquisa, o ensino e a extensão.

LEURENGEO – Laboratório de Estudos Urbanos
Sala 134 do Instituto de Ciências Humanas – UFPel
A atuação do Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e de Ensino de Geografia se dá, prioritariamente, nas seguintes linhas: 1. Geografia Urbana, com ênfase para Geografia do Comércio e do Consumo, Geografia Histórica e Geografia Cultural. 2. Ensino de Geografia.