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Ementa de Disciplinas

HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA (2 créditos – 34h)
A Ciência como produção social. Tipos de conhecimento: a) senso comum;
b) científico; c) filosófico; d) religioso; e) mítico ou mitológico. Ciência: história; natureza; objeto; método. Objeto, natureza, métodos e metodologia da ciência. História e filosofia da ciência e ensino de Ciências. Critérios epistemológicos e procedimentos metodológicos no ensino de ciências. Ciência, técnica, tecnologia, ética e bioética.

METODOLOGIA DA PESQUISA (3 créditos – 51h)
Problematização de diferentes abordagens de pesquisa utilizadas no campo educacional. Identificação dos principais elementos de um projeto de pesquisa e as estratégias necessárias para sua implementação. Estudo de técnicas de coleta de dados, tais como: observação, questionário, entrevista e análise documental. Exame de modalidades de organização e tratamento de dados qualitativos. Leitura e avaliação de pesquisas como parte do processo de fazer pesquisas. Reconhecimento e utilização das normas técnicas brasileiras para padronização de textos acadêmicos.

PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (2 créditos – 34h)
Acompanhamento sistemático da ação docente do mestrando. Orientação e
acompanhamento de planejamento das atividades desenvolvidas, através de relatórios das atividades desenvolvidas no exercício profissional.

Orientações para o Relatório de Estágio:
Parte 1) Projeto de estágio (no início)
– Descrição do local
– Descrição do grupo
– Planejamento da ação
– Fundamentação teórica da ação planejada
Parte 2) Relato (ao final)
– Reflexões sobre as ações realizadas e sua relação com a fundamentação teórica
– Conclusões
– Referência

MATEMÁTICA E SUAS METODOLOGIAS (4 créditos – 68h)
Relações entre o currículo e as diferentes possibilidades de atuação docente. A Etnomatemática em distintas manifestações culturais e sociais, matematizações produzidas em leituras geométricas, em processos de numeração e contagem, e em medições e suas unidades. Estudo de Modelagem como representação que relaciona realidade e matemática através do estudo de funções. A aproximação da matemática com a linguagem através da Resolução de Problemas que necessitam para a sua solução de interpretação, compreensão, inter-relação de dados e a verificação e discussão dos resultados. A História da Matemática no contexto das diferentes culturas e sua aplicação no ensino de Matemática, com ênfase em construções matemáticas e em interpretações da geometria em diferentes tempos, além da transformação dos processos algébricos, o raciocínio dedutivo e a relação com as demais ciências. Reflexões e investigações sobre diferentes conceitos; sequências numéricas, análise combinatória, construções geométricas planas e teoria de conjuntos.

MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS (04 créditos – 68 horas)

Discussão sobre o significado e fundamentos da educação Matemática nos Anos Iniciais. Estudo de métodos e práticas de ensino de Matemática nos Anos Iniciais. Análise de conteúdos de Matemática previstos nos documentos oficiais. Tendências atuais e resultados de pesquisas em Educação Matemática. Discussão de temas ligados aos obstáculos epistemológicos e didáticos ligados ao ensino e aprendizagem da Matemática nos Anos Iniciais. Ensino de Matemática integrado às práticas de alfabetização. Práticas de Numeramento no ensino de Matemática.

MATEMÁTICA EXPERIMENTAL (4 créditos – 68h)
O processo investigativo matemático e sua relação com as pesquisa nas áreas de Biologia, Física e Química. Justificativas matemáticas para questões contemporâneas e aplicadas. Os diferentes conceitos de equações, funções, construções e interpretações de gráficos e tabelas de valores. A análise combinatória, razões, os tipos de médias, estatística e análise de erros relacionados aos diferentes campos do saber no contexto da escola básica. Construção e exploração de experimentos para o manuseio de materiais, formulação de explicações e conclusões sobre aplicações da matemática nos aspectos científico e humano, privilegiando a interdisciplinaridade.

CIÊNCIAS E SUAS METODOLOGIAS (04 créditos – 68 horas)

Desafios para o ensino de Ciências no tratamento de conceitos biológicos, físicos e químicos.  Conhecimento cotidiano e científico escolar envolvendo explicações da ciência para fenômenos processos que ocorrem na natureza, de modo geral. Aspectos metodológicos da Ciência envolvendo leis, modelos e teorias. Pesquisa e experimentação como práticas para a educação em ciências. Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais no ensino de ciências.  Seleção de conteúdos e currículos de ciências.

TÓPICOS EM CIÊNCIAS – ENSINO FUNDAMENTAL (04 créditos – 68 horas)

Ensino de Ciências no Ensino Fundamental, ensino e aprendizagem em projetos de ensino com abordagem de conceitos envolvendo Terra e Universo, Alimentação e saúde, Tecnologia e Sociedade: processos industriais, os materiais e suas transformações. Transversalidade no Ensino de Ciências: Ética, Pluralidade Cultural, Orientação sexual, Trabalho e consumo. Projetos de intervenção no ensino de Ciências.

QUÍMICA E SUAS METODOLOGIAS (4 créditos – 68h)
Construção de conceitos e possibilidades metodológicas para o ensino dos temas: Química e ambiente; Química e produção industrial; Química e combustíveis, Química e Energia; envolvendo o estudo de gases, reações químicas, soluções, estequiometria, funções químicas, corrosão, equilíbrio químico, cinética química, termoquímica e radioatividade. Análise dos conhecimentos científico-tecnológicos associados aos processos e produtos e aplicação de conceitos científicos em uma dimensão interdisciplinar. Estudo da abordagem CTS no ensino de Cîências/Química.

BIOLOGIA E SUAS METODOLOGIAS (4 créditos – 68h)
Estudo dos níveis de organização dos seres vivos. Conceitos básicos da Biologia Clássica, da Botânica, da Zoologia, da Genética, da Ecologia e da Saúde Pública. Sistemas de classificação e Nomenclatura em Zoologia e Botânica. Análise da diversidade da vida com ênfase em grupos taxonômicos neotropicais. Metodologias de ensino de Biologia com utilização de técnicas modernas como a cladística (uso e construção de cladogramas) e da biologia molecular. Análise dos filos zoológicos com base em abordagens atualizadas incluindo anatomia, fisiologia, zoogeografia e etologia comparada. Morfologia e biologia da flor, expressão do sexo em flores e indivíduos, polinização. Morfologia de Frutos e dispersão. Caracterização e análise de metodologias e propostas para o ensino de Ciências e Biologia: problematização, valorização das concepções prévias, mudanças conceitual, construção de raciocínios e argumentações, projetos de ensino e modelos didáticos.

TÓPICOS DE QUÍMICA (4 créditos – 68h)
A estrutura da matéria. Estudo de aspectos qualitativos e quantitativos que envolvem a constituição dos materiais. Aspectos qualitativos e quantitativos das transformações da matéria: as reações químicas. Estudo de aspectos cinéticos e energéticos que envolvem os processos de constituição e transformação dos materiais. A linguagem da química.

TÓPICOS DE BIOLOGIA (4 créditos – 68h)
Estudo de fundamentos da biologia, com ênfase na análise de suas inter-relações com temas contemporâneos divulgados na mídia impressa e televisiva, tais como: obesidade e anorexia, efeitos dos anabolizantes, orientação sexual, a evolução da pele, transgenia e clonagem, sistema de defesa, doenças sexualmente transmissíveis, células tronco, câncer, apoptose, síndromes, envelhecimento, regeneração, entre outros.

ENSINO E APRENDIZAGEM (3 créditos – 51h)
Teorias da aprendizagem. Aprendizagem na sala de aula. Pressupostos para o acompanhamento de aprendizagens dos alunos em Ciências e Matemática.

CURRÍCULO E ENSINO (3 créditos – 51h)
Estudos das teorias e políticas curriculares brasileiras. Análise das Diretrizes Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza e Matemática. Pressupostos para a construção de projetos curriculares.

EPISTEMOLOGIA DA MATEMÁTICA (2 créditos – 34h)
A natureza do conhecimento matemático e suas implicações para o ensino de Matemática. A relação entre a Matemática e o mundo real (conhecimentos à priori e empírico). O estatuto do conhecimento científico (conhecimentos analítico e sintético). A construção de sistemas dedutivos a partir de Euclides e o surgimento das geometrias não-euclidianas. A questão da interpretação do conhecimento geométrico. As concepções epistemológicas de número (nominalismo, conceptualismo e realismo). O debate entre as teses logicista, intuicionista e formalista sobre o pensamento matemático. A emergência de paradoxos nas teorias. O problema da consistência e da complementação nos sistemas dedutivos formalizados e a demonstração de sua incompatibilidade feita por Gödel.

TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO (3 créditos – 51h)
Comunicação, cultura e tecnologias na sociedade e na educação escolar. Possibilidades de ensino e aprendizagem mediadas pelo uso de tecnologias de informação e comunicação.

CULTURA E EDUCAÇÃO (2 créditos – 34h)
As relações entre cultura e educação na sociedade contemporânea. Educação, cultura e identidade. Pedagogias da mídia e os processos educacionais aí implicados. O currículo como política cultural.