Teoria Política e Teoria Social Contemporâneas

Enfatiza a importância dos estudos teóricos sobre a própria teoria, no que pese a sua construção, desenvolvimento e aplicação. Para isso, se divide em dois eixos principais, comportando investigações teóricas e empíricas: 1) Epistemologia e Teoria Social; 2) Teoria Política Contemporânea. O primeiro eixo concentra aspectos referentes aos estudos sociais da ciência e da tecnologia, à sociologia do conhecimento e à descolonização epistemológica, bem como questões envolvendo as relações entre capitalismo e globalização. No eixo Teoria Política Contemporânea, a ênfase recai sobre Teoria Política normativa e suas articulações com a Filosofia Política.

As principais correntes epistêmicas e teóricas contemporâneas das quais partem as discussões, estudos e pesquisas da linha são o pós-estruturalismo, o pós-colonialismo, o pós-marxismo, o neomarxismo e o feminismo. As preocupações analíticas reúnem objetos e temáticas variadas, tais como democracia, ciência, ideologia, discurso, mobilizações, ativismo, identidade e gênero. Nota-se, em síntese, que a linha de pesquisa projeta diferentes perspectivas sobre o político e a política, do ponto de vista da teoria política e da teoria social contemporâneas e de seus possíveis encontros e cruzamentos.

Docentes vinculados/as:

Bianca de Freitas Linhares