Pesquisadores e alunos da UFPel e do PPGCEM realizam visita técnica, alinhamento para industrialização de sensores

Os professores Neftali L. V. Carreño do PPGCEM/UFPel e Luciano da Silva Pinto da Biotec/UFPel, junto com os alunos de Doutorado Guilherme K. Maron (PPGCEM) e Marco R. Alves Pos-doctorando da Biotegnologia/UFPel, realizaram no mês de fevereiro de 2021 uma visita técnica na CEITEC, uma empresa de semicondutores que atua em projeto e fabricação de circuitos integrados localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, para iniciarmos tratativas de desenvolvimento de novos Biossensores para o diagnóstico da Covid-19 e do Vírus SarS-CoV-2, entre outros dispositivos que podem beneficiar os setores produtivos da área ambiental e do agronegócio. Espera-se que que essa aproximação permita o alinhamento para industrialização de sensores e suporte ao sistema de monitoramento móvel, vários dos quais estão fase de desenvolvimento e validação por alunos do PPG Ciência e Engenharia de Materiais/UFPel, em colaboração com o PPG Biotecnologia/UFPel, entre outros colaboradores nacionais e Internacionais. Adicionalmente o grupo desenvolveu uma plataforma de monitoramento móvel para coletar as informações obtida, a partir dos biosensores interdigitais, tudo um preço de baixo custo (em torno de R$200,00). O grupo de pesquisa do Novonano/PPGCEM incentiva a todos os interessado em conhecer mais sobre a matéria dos biossensores para diagnóstico do COVID-19 acompanhar as reportagens realizadas e noticias pela mídia.

Publicado em 18/02/2021, na categoria Notícias.