Ações do PPGCEM no combate à pandemia de COVID-19

O PPGCEM tem atuado em duas frentes dentro das ações regionais de prevenção e combate ao Covid-19.

Um dos grupos, constituído por pesquisadores de pós-graduação do CDTEC da UFPEL, vinculados ao Laboratório Novonano do PPGCEM (coordenado pelo Prof. Neftalí Carreño) e  ao PPG Computação, estão produzindo máscaras de proteção facial “Face Shields” para profissionais da área de saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta semana já foram entregues 100 máscaras na Secretaria Municipal de Saúde Pelotas.

Máscara Face Shield produzida no Laboratório Novonano

Um segundo grupo, constituído de alunos do PPGCEM faz análise do álcool adquirido pela UFPel em prol ao “projeto álcool gel”. A produção do álcool gel tem sido uma recente parceria entre UFPel, UCPel, IFSul Pelotas. A fim de atestar a qualidade do álcool que será usado, alunos do PPGCEM fazem análises do álcool usado no Cromatografo a Gás no Laboratório da Química Forense no CCQFA. Segundo o professor Claudio Pereira a infra estrutura disponível foi um esforço de equipe, que envolvem também alunos e ex alunos da Bioquímica e Bioprospecção e Biotecnologia.

A fim de atestar a qualidade do álcool que será usado, mestrandos do PPGCEM fazem análises do álcool usado no Cromatógrafo à Gás no Laboratório da Química Forense no CCQFA.

Publicado em 02/04/2020, na categoria Notícias.