Início do conteúdo

Doutoranda do PPGCEM é premiada no 3MT 2019

Ocorreu, no dia 23/10, no auditório da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, a segunda edição do Sua Tese em Três Minutos, o qual faz parte da programação da 5ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel. O evento desafiou doutorandos de todas as áreas do conhecimento a explicarem ao público, em linguagem acessível, o que é a sua tese, em três minutos.

Foram 17 apresentações, julgadas por uma banca composta por cinco pessoas da comunidade em geral, e que foram submetidas também ao voto da plateia, que se manifestou através de cédulas.

A doutoranda do PPGCEM Débora Duarte Ribes, foi vencedora na categoria Escolha do Público, com seu trabalho intitulado “Artificial skin produzido através de gel nanofibrilar de celulose vegetal”.

Com orientação do Prof. Rafael Beltrame, a pesquisa desenvolvida busca produzir uma pele artificial através da madeira, a qual poderá ser utilizada para auxiliar no tratamento de pessoas que sofrem de queimaduras ou lesões causadas pela Diabetes. Hoje, no mercado brasileiro, já existe uma pele produzida através de celulose bacteriana, o grande problema é que ela é muito cara. Por isso surgiu a ideia de produzir uma pele através de celulose vegetal, da madeira. A celulose passando por um processo para ficar na escala nanométrica tem as suas características potencializadas. A celulose é biocompatível, então juntando a celulose com alguns óleos essenciais conseguimos produzir uma pele biocompatível, antiinflamatória e antibacteriana.

O PPGCEM parabeniza a doutoranda pelo prêmio obtido!

Publicado em 24/10/2019, nas categorias Notícias, Premiações.