Seminário (01/11): Síntesis y evaluación de monómeros fotocurables con aplicaciones en resinas compuestas

Prezados alunos,
No dia 01/11, às 14h, no Aud. da Reitoria, o aluno intercambista José Abraham González López, da Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo, proferirá palestra intitulada Síntesis y evaluación de monómeros fotocurables con aplicaciones en resinas compuestas, em espanhol.

Curriculum do palestrante

• Doutorando em Ciência dos Materiais na Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo
  • Mestrado em Ciência dos Materiais pela Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo.
  • Engenharia em Ciência dos Materiais pela Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo.
  • Linha de pesquisa: síntese e caracterização de monômeros
  • Experiência na área de síntese e caracterização de monômeros para a formulação de resinas restauradoras dentárias.

O que será tratado na palestra

Dentre das linhas de pesquisa do Laboratório de Polímeros encontra-se o design, síntese e caracterização de monômeros de tipo alílico, acrílico e metacrílico para serem utilizados como alternativas ao Bis-GMA ou TEGDMA no desenvolvimento de compósitos fotopolimerízaveis para uso odontológico. Os diversos monômeros sintetizados são caracterizados através de espectroscopia no infravermelho e espectroscopia de ressonância magnética nuclear. Os compósitos formulados com os novos monômeros, eles são caracterizados quanto a resistência a flexão, módulo de elasticidade, grau de conversão, sorção de agua, solubilidade e contração volumétrica. De maneira geral, os monômeros sintetizados pelo grupo de trabalho têm demonstrado uma alta reatividade, baixa contração volumétrica e alta hidrofobicidade. O grupo de pesquisa possui diversas publicações em periódicos internacionais relacionados com a área de polímeros, e também conta com uma patente internacional relacionada a esta linha de pesquisa.

Publicado em 30/10/2017, na categoria Seminários.