Prof. Odir Dellagostin, docente permanente do PPGBiotec, toma posse como membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

Ontem, 15 de maio, na Escola Naval, no Rio de Janeiro, aconteceu a solenidade de posse dos novos membros titulares e correspondentes da Academia Brasileira de Ciências, como parte da programação da Reunião Magna – tradicional evento anual, que busca promover a interação da comunidade científica brasileira e internacional.

Os novos membros da ABC foram eleitos na Assembleia Geral, ocorrida em 5 de dezembro de 2018.

O Prof. Odir Antonio Dellagostin, docente permanente do PPGB e diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul- FAPERGS foi eleito membro titular da ABC na área de Ciências Agrárias.

Odir Dellgostin é formado em Medicina Veterinária pela UFPel (1989), tem doutorado em Biologia Molecular pela University of Surrey – Inglaterra (1995) e pós-doutorado pela mesma Universidade (1997). É professor da UFPel desde 1997 e pesquisador nível 1A do CNPq desde 2007. Tem experiência na área de Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de vacinas recombinantes, vacina contra tuberculose bovina e vacina contra leptospirose. Já publicou mais de 160 artigos científicos e realizou o depósito de 21 patentes. Orientou mais de 40 teses e dissertações pelos programas de pós-graduação em Biotecnologia e em Veterinária. Foi coordenador do Centro de Biotecnologia e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel e Diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico também da UFPel. Foi membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, coordenador do Comitê Assessor de Ciências Biológicas da FAPERGS,  membro do Comitê Assessor de Veterinária do CNPq e coordenador da área de Biotecnologia da CAPES.

Publicado em 16/05/2019, na categoria Notícias.