Início do conteúdo

Prof. Odir Dellagostin, docente permanente do PPGBiotec, toma posse como membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

Ontem, 15 de maio, na Escola Naval, no Rio de Janeiro, aconteceu a solenidade de posse dos novos membros titulares e correspondentes da Academia Brasileira de Ciências, como parte da programação da Reunião Magna – tradicional evento anual, que busca promover a interação da comunidade científica brasileira e internacional.

Os novos membros da ABC foram eleitos na Assembleia Geral, ocorrida em 5 de dezembro de 2018.

O Prof. Odir Antonio Dellagostin, docente permanente do PPGB e diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul- FAPERGS foi eleito membro titular da ABC na área de Ciências Agrárias.

Odir Dellgostin é formado em Medicina Veterinária pela UFPel (1989), tem doutorado em Biologia Molecular pela University of Surrey – Inglaterra (1995) e pós-doutorado pela mesma Universidade (1997). É professor da UFPel desde 1997 e pesquisador nível 1A do CNPq desde 2007. Tem experiência na área de Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de vacinas recombinantes, vacina contra tuberculose bovina e vacina contra leptospirose. Já publicou mais de 160 artigos científicos e realizou o depósito de 21 patentes. Orientou mais de 40 teses e dissertações pelos programas de pós-graduação em Biotecnologia e em Veterinária. Foi coordenador do Centro de Biotecnologia e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel e Diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico também da UFPel. Foi membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, coordenador do Comitê Assessor de Ciências Biológicas da FAPERGS,  membro do Comitê Assessor de Veterinária do CNPq e coordenador da área de Biotecnologia da CAPES.

Publicado em 16/05/2019, na categoria Notícias.