Início do conteúdo

Palestra “Importância dos Imidazóis e Benzimidazóis no tratamento de doenças negligenciadas”

Convidamos todos a prestigiarem a palestra que será realizada junto às disciplinas de Seminários I, II, III e IV no dia  11/11/2019, às 14h30min, na Sala 109 do prédio 31 do Campus Capão do Leão. Abaixo, seguem informações do evento.

Título da Palestra:

“Importância dos Imidazóis e Benzimidazóis no tratamento de doenças negligenciadas”

Palestrante:

Aluna Bruna Caetano Moreira

Resumo:

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define doenças tropicais como doenças negligenciadas. Essas doenças negligenciadas são um grupo de doenças infecciosas endêmicas em regiões tropicais, especialmente entre as populações menos favorecidas da ÁfricaÁsia e América Latina. Dentre as doenças negligenciadas, está a doença de Chagas, uma importante enfermidade ignorada por falta de recursos. Causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi (T. cruzi), sua transmissão para seres humanos e outros mamíferos ocorre principalmente pelo inseto vetor conhecido como barbeiro. Calcula-se que 70 milhões de pessoas estejam em risco de contrair a doença. Na América Latina, cerca de 6 milhões de pessoas estão infectadas em 21 países (SANTOS et al., 2012; COSTA et al., 2018). Outra doença negligenciada que acomete vários óbitos por falta de medicamentos adequados para o tratamento é a Leishmaniose. A leishmaniose é uma doença infecto parasitárias cujo os agentes etiológicos são protozoários do gênero Leishmania e são geralmente transmitidos pela picada de mosquitos-palha infectados (HOLANDA et al., 2018). Assim, o principal objetivo deste trabalho é exemplificar pesquisas relevantes com novos compostos sintetizados utilizados para eliminar os protozoários da doença de Chagas e das Leishmanioses. Diante do exposto, é notável a importância da pesquisa científica na busca por moléculas promissoras, já que é o primeiro passo para a produção de um fármaco.

COSTA, M. M. R. et al. Doença de chagas: tendência epidemiológica por regiões do Brasil. Brazilian Journal of Health Review. v. 1, n. 1, p. 252-259, 2018.

HOLANDA, V. N. et al. Desafios e perspectivas no tratamento da leishmaniose tegumentar: revisão de literaturaRevista Interfaces: saúde, humanas e tecnologia. v. 6, n. 17, p. 140-157, 2018.

SANTOS, F. L. A. et al. Pesquisa, desenvolvimento e inovação para o controle das doenças negligenciadas. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada. v.33, n.1, p.37-47, 2012.