Coordenadora do PPGBBio recebeu o Prêmio JAAS Emerging Investigator Lectureship (Prêmio Pesquisador Emergente)

Ilustríssimos Alunos e Professores do PPGBBio e demais visitantes,

O PPGBBio informa que a pesquisadora Márcia Foster Mesko, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção (PPGBBio) do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas (CCQFA/UFPel), recebeu, durante um evento internacional – European Winter Conference on Plasma Spectrochemistry – o prêmio JAAS Emerging Investigator Lectureship (Prêmio Pesquisador Emergente), que reconhece o trabalho de jovens pesquisadores do mundo inteiro. A distinção é concedida pela revista Journal of Analytical Atomic Spectometry, da Royal Society of Chemistry e é a primeira vez que é outorgada a um cientista da América Latina. A pesquisadora foi agraciada no dia 07 de fevereiro, na cidade de Pau (França), após a palestra de abertura do prêmio, proferida também pela Prof.ª Márcia. A palestra e o prêmio são concedidos para reconhecer e apoiar um cientista emergente que trabalha na área de espectrometria atômica nos estágios iniciais de sua carreira independente.

Além do prêmio, a pesquisadora foi selecionada para representar o elemento bromo na Periodic Table of Younger Chemists (https://iupac.org/100/pt-of-chemist/) para a celebração dos 100 anos da International Union of Pure and Applied Chemistry (União Internacional de Química Pura e Aplicada – IUPAC). Márcia Mesko foi selecionada tendo em vista a sua produção científica, com mais de 80 artigos internacionais, 15 capítulos de livros nacionais e internacionais e 5 patentes de inovação. Ela possui grande experiência na área de química analítica para o desenvolvimento de métodos que utilizam a espectrometria atômica e a cromatografia iônica, métodos de preparo de amostras ambientalmente amigáveis, análise de alimentos e amostras ambientais, análise de especiação química e controle de qualidade de produtos farmacêuticos e outros produtos industriais. Neste contexto, a pesquisadora tem trabalhado no desenvolvimento de métodos para a determinação de halogênios, incluindo o bromo, em alimentos e amostras biológicas.

O PPGBBio parabeniza a Professora Márcia Mesko pelo seu agraciamento com o prêmio e representação internacional. Esse resultado também reflete o esforço da equipe do PPGBBio para fortalecer a pesquisa qualificada e para a formação de recursos humanos capacitados na UFPel.

Estamos sempre desejando sucesso e muitas outras conquistas alcançadas à comunidade do PPGBBio.

Colegiado do PPGPBBio.