Início do conteúdo

Palestra: “Alterações nos níveis de BDNF em pacientes com transtorno de humor bipolar”

O PPGBBio convida a todos para apreciar a palestra que será realizada junto às disciplinas de Seminários I, II, III e IV. Abaixo, segue a programação do evento:

  • Título: Alterações nos níveis de BDNF em pacientes com transtorno de humor bipolar;
  • Discente palestrante: Gabriela Terra Rassier;
  • Horário: 19/11/2018,  a partir das 14h00;
  • Resumo: O transtorno bipolar do humor (TBH) é uma síndrome psiquiátrica de prevalência elevada, grave, incurável, potencialmente grave e incapacitante que afeta entre 1% e 3% da população mundial, está associada a altos índices de suicídios e desempregos. Apesar de existirem várias hipóteses para explicar as causas dessa patologia, seus mecanismos fisiopatológicos ainda são pouco conhecidos.

    O THB resulta em flutuações atípicas no humor, na energia e na capacidade de funcionalidade do seu portador. É uma doença recorrente e grave, que causa impacto significativo na vida dos pacientes, trazendo uma grande carga para a família e à sociedade em geral, devido as comorbidades psiquiátricas, físicas e pela dificuldade na adesão ao tratamento.

    Os critérios diagnósticos são arbitrários, muitas vezes levando a interpretações erradas e tardias, o paciente com THB leva em torno de 10 anos para receber o diagnóstico, devido à falta de exames e biomarcadores que possam auxiliar numa correta avaliação e comprovação do transtorno.

    Evidências na literatura sugerem que alterações nos fatores neurotróficos, principalmente fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), tem um importante papel na fisiopatologia do TBH. Alguns estudos associaram alterações nos níveis periféricos de BDNF com a doença THB, sugerindo que os níveis séricos de BDNF podem representar um potencial biomarcador de episódios de humor.

    Com isso, pesquisas que identifiquem biomarcadores sanguíneos periféricos que auxiliem na compreensão de fatores fisiopatológicos, irão contribuir para melhorar o tratamento, desenvolver fármacos mais efetivos e avançar consequentemente no diagnóstico mais precoce e preciso em relação ao transtorno de humor bipolar.