Início do conteúdo

Palestra: “O uso da estimulação transcraniana por corrente contínua para melhorar funções cognitivas na doença de Alzheimer”

O PPGBBio convida a todos para apreciar a palestra que será realizada junto às disciplinas de Seminários I, II, III e IV. Abaixo, segue a programação do evento:

  • Título: O uso da estimulação transcraniana por corrente contínua para melhorar funções cognitivas na doença de Alzheimer;
  • Discente palestrante: Caroline Crespo da Costa;
  • Horário: 25/06/2018, às 14h, na sala 109 do prédio 31;
  • Resumo: A doença de Alzheimer é uma patologia neurodegenerativa progressiva e irreversível que acomete um grande número de pessoas após os 65 anos. As intervenções terapêuticas disponíveis até o momento não conseguem impedir a progressão da doença, apenas retardam temporariamente o agravamento da demência, sendo assim torna-se imprescindível a investigação de novas possibilidades terapêuticas que possam auxiliar o paciente, melhorando a qualidade de vida e a independência do mesmo. A estimulação elétrica por corrente contínua (ETCC) é uma técnica não invasiva de estimulação cerebral, muito simples de ser empregada, com baixo custo e que tem apresentado resultados promissores no tratamento de várias patologias. Sendo assim, o objetivo deste seminário é discutir o que existe na literatura acerca dos efeitos da ETCC na função cognitiva de pacientes com doença de Alzheimer.