Processo de preparação de vacina contra Theileriose Equina

A presente invenção pertence ao campo das vacinas contra Theileriose equina mais especificamente, a um processo de preparação de uma vacina de subunidade recombinante (rEMA-1) contra a Theileriose equina, composta pela proteína EMA-1 da superfície do merozoíto de Theileria equi expressa em Pichia pastoris; e a um processo de preparação de um kit de imunodiagnóstico de Theileriose equina, composto pela mesma proteína recombinante (rEMA-1) empregada em testes de ELISA e Dot Blotting. Esse invento pertence ao setor técnico na área de biotecnologia.
Deste modo, a invenção provê, por meio da utilização de rEMA-1, um processo de preparação e utilização da vacina de subunidade recombinante, e um processo de preparação e utilização de um kit de diagnóstico de Theileria equi.
A análise da imunogenicidade evidenciou a capacidade dos anticorpos gerados pela imunização de reconhecerem antígenos nativos de T. equi. Os resultados também demonstram que a utilização da rEMA-1 como antígeno em um kit de imunodiagnóstico baseado em ELISA é viável devido a capacidade de discernir entre animais positivos e animais negativos para imunofluorescência, utilizada como técnica padrão para sorologia de Theileria equi.
Registro: BR 10 2012 001181 6
Publicado em Biotecnologia, Patentes.