Início do conteúdo
Elaboração do PDI 2015-2021

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPel para os anos de 2015 à 2020 alicerçou-se no Projeto Pedagógico da UFPel, aprovado em 1991 e revisado em 2003, e no Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em junho de 2014. A partir dessas bases, inspirou-se, fundamentalmente, na ideia de que a Universidade, sempre pautada nos princípios que regem a Administração Pública, deve orientar-se pelo compromisso com a democracia, com a natureza pública e gratuita da instituição, com a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão e com a permanente atenção aos interesses da coletividade e da Região.
A despeito das enormes transformações estruturais havidas na UFPel desde o seu último Projeto Pedagógico e das significativas mudanças ocorridas na Universidade Brasileira, boa parte do diagnóstico que o embasara continuava atual, exigindo ações capazes de responder concretamente aos compromissos da Universidade.
Com a mesma urgência de então, impô-se a necessidade de pactuar uma concepção acadêmica que verdadeiramente integrasse o ensino, a pesquisa e a extensão; que atendesse aos interesses da coletividade; que assegurasse um processo de ensino-aprendizagem interativo; que considerasse a aplicação das novas tecnologias nesse processo; e que respeitasse e se adequasse às individualidades de cada acadêmico.
Cumpria que a UFPel mantivesse o compromisso de formar profissionais críticos, criativos, autônomos, transformadores e responsáveis. Esse desafio ganhou maior vulto no atual cenário, em que a democratização do acesso à Universidade Brasileira tornou a UFPel mais plural e mais diversa. 

Para tanto, a partir da reflexão sobre o Projeto Pedagógico da UFPel e os desafios do PNE, numa construção coletiva forjada a partir de numerosos encontros, seminários e debates realizados ao longo do primeiro semestre de 2015, foram estabelecidos os dezessete objetivos estratégicos da UFPel que orientaram o PDI 2015-2021.

Consulta Pública – Audiências Públicas

Duas audiências públicas foram realizadas, visando esclarecer e tirar dúvidas sobre a Consulta Pública, aberta de 11 de setembro à 04 de outubro de 2015, sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPel.  Ao final deste processo, o texto do PDI foi submetido ao Conselho Universitário (Consun). A abertura da Consulta ficou definida em reunião da Administração Superior com o Fórum de Diretores de Unidades, na sexta-feira (11 de setembro).

A contribuição pôde ocorrer de forma individual ou coletiva e para o envio do formulário a identificação do remetente era solicitada. Após o diálogo com os proponentes, a proposta de PDI foi encaminhada ao coletivo de dirigentes para validação e, posteriormente, ao Consun para análise e deliberação.

O Plano, trabalhado desde março de 2015, foi construído pelo grupo formado pelos diretores das Unidades e os gestores ligados à Administração Superior. Para o início dos trabalhos, o grupo participou de um Seminário que discutiu os novos rumos da Universidade Pública e resgatou a história da UFPel. No início de abril, os objetivos estratégicos foram apontados. No mesmo mês, o grupo definiu os eixos temáticos com o objetivo de agrupar os objetivos específicos e as suas ações de desenvolvimento.

Nesta etapa, o grupo foi dividido para trabalhar os eixos temáticos Ensino, Pesquisa, Extensão, Assistência Estudantil, Gestão de Pessoas, Infraestrutura e Gestão Institucional, Planejamento e Avaliação. Em maio, o trabalho realizado pelos pequenos grupos foi apresentado e disponibilizado, via Cobalto, para sugestões do grande grupo. Em junho, uma comissão foi formada com o objetivo de analisar e compatibilizar o trabalho realizado pelos grupos temáticos. O trabalho da Comissão foi finalizado em julho e apresentado aos diretores e gestores. Nesta etapa, outra comissão foi formada para pensar a metodologia de Consulta Pública.