Início do conteúdo
PDUs 1º Ciclo – 2019

O primeiro ciclo de Planos de Desenvolvimento das Unidades

 Durante o ano de 2018 a comunidade mobilizou-se para as discussões e construção dos Planos de Desenvolvimento das Unidades. Esta marcha foi conduzida, à época, pela Coordenação para o Desenvolvimento Institucional e Inserção Territorial (CDIT) da PROPLAN, que elaborou o guia do primeiro ciclo de PDUs na UFPel e apoiou as unidades acadêmicas e administrativas em todas as etapas do processo, iniciando com uma mobilização para divulgação, visto o caráter de novidade no assunto naquele momento.

Os PDUs foram os primeiros documentos construídos no novo caminho escolhido pela Universidade para o seu planejamento, cuja principal característica é a construção descentralizada e participativa. Para tanto, com o objetivo de aproximar a comunidade do planejamento de sua unidade e evitar que o documento fosse construído a poucas mãos, o guia de elaboração previa que as unidades deveriam detalhar os métodos participativos usados para as discussões e elaboração do plano. Essa diretriz manteve-se no guia do segundo ciclo.  

A descentralização do planejamento realizado na UFPel, representada em partes através da mobilização para a construção dos PDUs, dentre outras movimentações participativas, constituiu um passo importante na direção de inter-relacionar as dimensões do planejamento à partir da sua comunidade. A inter-relação mencionada materializou-se por meio da forte influência que os PDUs exerceram na construção dos objetivos estratégicos da Universidade durante a marcha de renovação do PDI.    

As demandas coletivas presentes nos documentos geraram objetivos – após um trabalho de retro-dimensionamento entre as dimensões operacional e estratégica – os quais foram organizados em um formulário para a contribuição da comunidade. Dessa forma, os objetivos estratégicos foram construídos a partir dos objetivos operacionais, efetivando-se a originalidade anunciada no guia de 2018 da “inversão da pirâmide de planejamento”. Tal inversão modifica a hierarquia desse modelo piramidal no qual as decisões provêm do topo (minoria).

A elaboração dos PDUs, assim, simbolizou o início de uma forma de construção do planejamento institucional universitário, abrindo caminho para a produção e renovação, nos mesmos moldes, de outros documentos de planejamento, ao mesmo tempo em que oportuniza as relações entre eles.

Acesse aqui os PDUs do 1º ciclo (2019-2022)

Materiais:

Guia para Elaboração de PDU’s 1º ciclo 

Folder sobre PDUs do 1º ciclo (2018) 

Indicadores