Seminários Integrados dos PPGs-Física FURG-UFPel | 01/09/2021 | 13:30

A Coordenação do PPGFis gostaríamos de notificá-los que estamos retomando as atividades dos Seminários Integrados dos PPG-Física FURG-UFPel que acontecerão às quartas-feiras às 13:30.

Nosso terceiro palestrante será o professor  do Centro de Estudos dos Oceanos e Clima do Instituto de Oceanografia – FURG, Dr. Leopoldo Rota de Oliveira .

Data: Próxima quarta-feira 01/09/2021, às 13:30.

Local: Sala virtual

https://url.gratis/oveojQ

Título:  Energias cinética e potencial da Corrente do Brasil e processos de conversões: o Diagrama de Lorenz

 

Resumo:

As energias cinética média e potencial média disponível no Oceano são convertidas através da Cascata de Energia, das grandes escalas para as menores escalas, até chegar a escala de dissipação viscosa sendo convertidas em calor. Na Corrente do Brasil, a taxa de conversão Barotrópica é no sentido da energia cinética média (ECM) para energia cinética turbulenta (ECT). A partir das simulações do modelo POCM pode-se estimar os termos associados à energia potencial. Com relação ao termo de conversão Baroclínico associado a CB, a conversão se dá no sentido da energia potencial média disponível (EPM) para potencial turbulenta (EPT), e existe dominância do termo BC sobre o termo BT na região da CB, o que determina que seu jato médio é, preferencialmente, instável baroclinicamente. Um importante resultado sobre a CB, com base nos Digramas de Lorenz os quais avaliam os termos de conversões ao longo do seu eixo em direção sul, nos sugere que as magnitudes das taxas de conversões da CB são comparáveis as outras correntes de contorno oeste dos oceano.

 

Translate »